Toda a gente na Meia Via conhece "Os Gringos", desde a década de 60 que este emblemático grupo musical de Meiavienses anima as festas e os bailes da região e não só, há mais de meio século. No dia 30 de Outubro "Os Gringos" irão tocar no Teatro Virgínia. A entrada é gratuita.
Os Gringos meio século de história...
No ano de 1964 um novo projecto musical foi formado na Meia Via por Vitor Paixão e Armando Maia e partilhado com mais três amigos. Luis Mendes, Zé Vitor Vicente e António Espalha complementando assim a primeira formação do conjunto Os Gringos.
No fim do Verão de 1965, "Os Gringos" gravaram para a Rádio Ribatejo de Santarém e actuaram num concurso de música moderna no Teatro Monumental em Lisboa.
Em 1966 "Os Gringos" firmaram contractos para quase todos os fins de semana nas regiões de Mira D`Aire, Torres Novas, Entroncamento, Abrantes, e Santarém, com especial incidência em Alcanhões.
Animaram a presença de uma companhia de Teatro de Lisboa no Cine Teatro Virgínia em Torres Novas. Actuaram em Coimbra numa festa relacionada com a Académica.
No Verão de 1967 "Os Gringos", passaram a actuar com mais de um elemento, José Manuel Fanha, orgão electrónico e os exitos sucederam-se em Nazaré (Casino), Alferrarede, Chainça e Odemira.
Em Chainça "Os Gringos" acompanharam Tristão da Silva J.R e Fernanda Baptista. Em Odemira "Os Gringos" foram apresentados por Pedro Moutinho e o cartaz das festas incluía como atracção principal Amália Rodrigues.
"Os Gringos" pararam em Outubro de 1968 devido as sucessivas mobilizações para o Ultramar, parecia concluída a sua história.
Em Outubro de 1993, 25 anos depoois, "Os Gringos" voltaram aos palcos com o guitarrista que foi o seu primeiro instrutor, Vitor Valente e 5 elementos que integraram a formação do grupo nos anos 60.
Hoje continuam juntos e fieis às músicas dos anos 60 e ainda não querem parar.
![]() |
Os Gringos, um ano depois da sua formação |
![]() |
Os Gringos actuaram em diversos locais da região e do país |
Sem comentários:
Enviar um comentário