Em 2011, a Operação Censos dizia que a Freguesia de Meia Via tinha 1667 habitantes. Foi só aí que tivemos um primeiro conhecimento dos reais números da freguesia. Isto porque a freguesia de Meia Via foi criada apenas em 2001, por isso os dados estatísticos da Meia Via ainda estavam agregados a Santiago.
Entre outros dados, os Censos em 2011 mostraram que na Meia Via dos 1667 habitantes, 816 eram homens e 851 mulheres. Existiam 668 famílias clássicas e uma institucional. Na Meia Via foram contados 749 edifícios clássicos.
E agora? Passados dez anos como terá evoluído a Meia Via. Será que evolui mesmo, ou regrediu? Existe uma serie de indicadores que poderá dizer que a Meia Via até não estará mal. Só depois dos resultados finais poderemos ter mais certezas porque existem vários fatores a considerar.
No entanto é inegável que temos assistido a algum crescimento de edifícios na Meia Via. A urbanização junto ao Centro Escolar parece ter voltado a começar a preencher-se de novas casas. Para além de muitas outras que se tem reconstruído ou construído no centro da aldeia.
Considerando que o número de eleitores na Meia Via não baixou nas últimas eleições, antes pelo contrário, podemos ter aqui uma leve esperança que a população da Meia Via esteja novamente em crescimento.
Um crescimento que há muito se tem perspetivado, mas que as várias crises que se tem abatido sobre o nosso país parece ter adiado. A Meia Via ainda não saiu do sítio e continua a beneficiar de um enorme trunfo que a torna muito atrativa. Uma fuga à cidade, mas sem nunca deixar a cidade ou as cidades de vista.
CENSOS ARRANCAM JÁ EM ABRIL
A partir de 5 de abril serão distribuídas à população cartas do INE – Instituto Nacional de Estatística, com os códigos necessários para responder aos Censos 2021. A população deverá responder preferencialmente pela Internet, a partir de 19 de abril e até 3 de maio.
As respostas poderão ser feitas através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet. Basta aceder a https://censos2021.ine.pt/, digitar o código e a password indicados na carta, responder às perguntas e, quando terminar, seleccionar “Entregar”.
Os Censos constituem uma importante ferramenta, utilizada em vários países, usada para avaliar as necessidades dos habitantes e, a partir daí, planificar uma série de bens e serviços necessários à população: hospitais, escolas, lares, transportes e serviços públicos.
Se não tiver condições para responder pela internet:
- Solicite o apoio de familiares ou amigos
- Telefone para a linha de apoio: 21 054 20 21
- Dirija-se à sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal (leve a carta do INE)
Sem comentários:
Enviar um comentário