CENTRO ESCOLAR DA MEIA VIA INAUGURADO - Noticias da Meia Via

Noticias da Meia Via

A sua terra aqui no seu blogue

ÚLTIMAS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CENTRO ESCOLAR DA MEIA VIA INAUGURADO



Foi inaugurado no passado domingo o novo Centro Escolar de Meia Via. Num dia 11 de Setembro que em todo o mundo é lembrado pelos terríveis ataques aos EUA. Num dia triste em quase todo o mundo, na Meia Via dia de festa, mas apesar disso nem José Gil Serôdio, Presidente da Junta, nem António Rodrigues, Presidente da Câmara, e todos os presentes quiseram deixar de lembrar as famílias em sofrimento, realizando uma pequena homenagem. “O presidente de Junta falou dos mortos que marcam o dia 11 de Setembro, e eu descobri que o inverso desta data marca os vivos aqui na Meia Via”, referiu António Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas
A cerimónia teve início com o hastear da bandeira ao som do hino nacional entoado pela Banda da Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense. O Padre da Meia Via Nuno Pena deu e a bênção e seguindo-se o descerrar da placa pelas mãos do Presidente da Junta, José Gil Serôdio e pelo Presidente da Câmara, António Rodrigues. 

No discurso de inauguração José Gil Serôdio destacou a importância desta obra para o futuro da sua freguesia: “Neste ano de 2011, a freguesia de Meia Via afirma-se no âmbito do concelho de Torres Novas, a par de Riachos como aquela que terá um futuro garantido.” No entanto lembrando que para tal também ser possível é necessário que: “Apenas é preciso que o diálogo, a cooperação e o entendimento se estabeleçam, se desenvolvam e se reforcem entre a Câmara Municipal de Torres Novas e a Junta de Freguesia” disse José Gil.  Agradeceu também à Vereadora Manuela Pinheiro por tudo o que tem feito na educação em Torres Novas e empenho demonstrado noutras áreas.
 Foram já 10 anos de freguesia que José Gil Serôdio passou em revista. Lembrou o resultado dos Censos 2011 deram à Meia Via um crescimento de dez por cento, num concelho que manteve a população, sendo a freguesia do concelho que mais cresceu em dez anos. Não esqueceu as mais importantes obras destes últimos anos, e referindo algumas nomeadas, a remodelação do Teatro Maria Noémia, pavimentação e alargamento da estrada da sapeira, entre outras, umas realizadas pela Junta de Freguesia ou com a ajuda da Câmara Municipal.
Saudou também finalmente o início das obras de saneamento da Charneca da Meia Via que tiveram início a semana passada. Com este novo Centro Escolar José Gil Serôdio lembrou que agora colocam-se 3 grandes problemas e que para os resolver será imperial a ajuda da Câmara Municipal de Torres Novas. O primeiro problema que se levanta é o destino a dar ao edifício da velha escola, o segundo os maus cheiros vindos da Componatura e por fim a colocação de um médico e um enfermeiro numa freguesia que não pára de crescer.
 José Gil entregou ainda um pequeno quadro a uma criança que irá frequentar o novo Centro Escolar.
 Num discurso emocionado António Rodrigues, Presidente da Câmara, falou do carinho que tem pela Meia Via e que seria precisamente nesta data e nesta terra que sua mãe teria tido um irmão. “Não imaginam a alegria que é vir aqui, inaugurar, e deixar-vos esta escola” disse.
 O Presidente da Câmara abordou a revolução educativa que tem vindo a fazer no seu concelho defendendo a solução dos novos centros escolares em certos casos, afirmando: “temos que saber aproveitar as particularidades que o nosso concelho tem”. 
 No final foi servido um almoço no Centro Social do Divino Espírito Santo para os convidados e população da Meia Via. O novo Centro Escolar de Meia Via abrirá portas já no início deste ano lectivo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário