A Junta de Freguesia de Meia Via deliberou por unanimidade no passado dia 27 de Julho a intenção de mudar do concelho de Torres Novas para o do Entroncamento.
Esta decisão surge do facto da nova Lei da Reorganização Administrativa e Territorial Autárquica colocar em causa a sobrevivência da Meia Via como freguesia.
A Junta de Freguesia recusa portanto baixar os braços face a esta possível extinção/agregação da freguesia e olha seriamente para o concelho do Entroncamento, que apenas possuiu duas freguesias, como uma tábua de salvação.
Nesta tomada de posição como consta da acta da deliberação, a Junta de Freguesia considera que este procedimento irá “melhor defender um dos antigos anseios dos Meiavienses e angariar mais benefícios para toda a nossa população”.
A Junta continua a considerar esta reforma inaceitável porque segundo este órgão a freguesia de Meia Via porque “cultural, urbanística e demograficamente é a freguesia não urbana mais progressiva do concelho de Torres Novas e apresentou nos censos 2011, um extraordinário desenvolvimento demográfico e uma melhoria da qualidade de vida”.
E termina, “pelos motivos atrás apontados e razões que mais tarde aduziremos e que fazem dela uma das freguesias não urbanas com o futuro mais risonho em todo o ribatejo norte.
A Meia Via segue assim o exemplo de outras freguesias do nosso país que também já demonstraram intenção de mudar para o concelho vizinho face à sua maior proximidade e tentar salvaguardar a sua existência como freguesia. Exemplos disso, e próximo de nós, Pombalinho (Santarém para Golegã) ou então Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira para São João da Madeira).
Esta é uma decisão que já não terá volta, pois face a passividade da Câmara Municipal de Torres Novas a Junta de Freguesia vai mesmo com tudo avançar com ela para a frente para assim defender os melhores interesses da população Meiaviense, que recusa a extinção/agregação da sua freguesia.
Por agora esta deliberação irá passar pela Assembleia de Freguesia que vai reunir, e que será pública, no próximo dia 17 de Agosto pelas 21 horas no Teatro Maria Noémia.
Sem comentários:
Enviar um comentário