Quem gosta de ser armar em Indiana Jones então o geocaching pode ser a actividade ideal para si, e não precisa de ir procurar o tesouro nas pirâmides do Egipto ou numa gruta de uma serra qualquer. Pode simplesmente ser um geochacer e não sair da Meia Via e do concelho de Torres Novas para encontrar um tesouro, embora esta actividade convide a uma aventura pelo país e além-fronteiras.
O Geocaching é um passatempo considerado também desporto ao ar livre, onde se utiliza um (Sistema de Posicionamento Global ou GPS) para se encontrar uma geocache ou cache, colocada num qualquer lugar do mundo. Uma típica cache como pode ver na imagem, é uma pequena caixa fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos para troca. Quem encontrar uma cache deixará a sua marca no livro de registo ou troca um qualquer objecto que lá esteja.
É uma actividade bastante popular, a 30 de Dezembro de 2010 contavam-se 1 265 747 caches activas em 221 países, só em Portugal estarão escondidas segundo dados de 2011, 13 833 caches.
A Meia Via não foge à regra e existem segundo o site oficial da modalidade (www.geocaching.com) duas caches por aqui escondidas. Numa delas terá que usar a informação dada pela placa junto à Igreja para chegar às coordenadas finais, onde estará escondida a cache. Qualquer um pode participar, embora existam algumas caches colocadas em sítios com mais dificuldade de acesso. Para participar basta fazer o registo no site e partir a aventura, e não se esqueça de cumprir algumas regras. O geocacher tem de ser bastante discreto para não expor a cache a qualquer pessoa, só os geocahers podem saber que ali se encontra escondida uma cache. Há também que ser cuidadoso para não expor a cache e ao mesmo tempo danifica-la para que mais geocachers as possam encontrar.
Esta é uma actividade que pode ser bastante divertida e ao mesmo tempo é um óptimo pretexto para sair, passear e ao mesmo tempo conhecer novos sítios.
O Noticias da Meia Via pede aos Meiavienses que leiam esta notícia que caso tropeçem numa cache, seja intencionalmente ou não, por favor não a danifiquem e deixem-na no local para que os apreciadores desta modalidade possam disfrutar dela. Além disso esta actividade trás novas pessoas de visita à Meia Via.
Sem comentários:
Enviar um comentário