Decorreu na passada segunda-feira no Teatro Maria Noémia na Meia Via uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento Participativo. Presente para o explicar esteve o Presidente da Câmara Municipal Pedro Ferreira, o Vice-Presidente Luis Silva, assim como um dos técnicos responsáveis pela inciativa Mario Gil. Uma inciativa que pretende levar à participação dos cidadãos, que poderão apresentar propostas de projectos mediante um orçamento dísponivel pela Câmara Muncipal por freguesia. A Meia Via por exemplo terá 10 000 euros disponível mas só os poderá utilizar caso apareçam propostas para tal.
Poderão participar todos os cidadãos maiores de 16 anos e as propostas terão de ser orientadas de modo a servir toda a população. A apresentação destas propostas decorrá entre 16 de Julho e 31 de Agosto e o processo de votação das propostas finais (pelos cidadãos) terá lugar entre 1 a 15 de Novembro. Os resultados apresentados de 16 a 30 de Novembro. A Câmara Municipal de Torres Novas terá depois em 2016 um prazo de 180 dias para a execução do projecto vencedor.
Os Meiavienses presentes e diga-se que não foram muitos, mostraram-se curiosos relativamente a esta iniciativa. É importante que mesmo os que não estiverem presentes participem e apresentem propostas para que a Meia Via possa usufruir deste valor que mesmo não sendo um montante por aí além, pode sempre melhorar ou ajudar a melhorar qualquer coisa.
É preciso existir é iniciativa e mesmo que as propostas não sejam vencedoras podem sempre servir para ajudar a Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal a identificar necessidades para poder executar futuramente. Por isso Meiavienses vamos lá participar.
Sem comentários:
Enviar um comentário