Foi suspensa a licença da empresa Fabrióleo para efectuar descargas. A ordem veio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Segunda noticia do jornal Observador a empresa usava um efluente clandestino para descarregar no ribeiro água contaminada. Ora o local onde ocorriam essas descargas era o Ribeiro do Serradinho que por sua vez é afluente da Ribeira da Boa Água, que passa perto da Meia Via na Sapeira, e que acaba por desaguar no Rio Almonda. Estas descargas e a contaminação das águas podia constituir um risco para a fauna e flora envolvente e para a saúde pública, visto que as águas destes ribeiros são utilizadas para rega de produtos hortícolas para consumo humano.
As inspecções foram efetuadas pela GNR que detetou que as descargas eram realizadas durante a noite ilegalmente.
A empresa em questão terá agora que resolver o problema e criar condições como diz a lei, caso contrário poderão ser alvo de um crime de desobediência (artigo 348 do código penal) que prevê penas que podem ir até aos dois anos de prisão ou multas até 240 dias.
A poluição no Rio Almonda tem sido um dos assuntos muito falados nos últimos tempos e têm sido tomadas algumas medidas para tentar acabar com esse flagelo. A ribeira da Boa Água já teria sido mencionada por diversas vezes como um dos focos da sua contaminação.
O movimento no facebook, Vamos Salvar o Rio Almonda, já por diversas vezes alertou e denunciou que existiam problemas de contaminação.
Link notícia Observador: http://observador.pt/2015/09/25/agencia-portuguesa-do-ambiente-suspende-licenca-descarga-da-fabrioleo/
Página do Movimento, Vamos Salvar o Rio Almonda: https://www.facebook.com/Vamos-Salvar-O-Rio-Almonda
![]() |
A ribeira da boa água |
As Sanções foram levantadas pela APA e empresa Fabrióleo,S.A, desde 16 de Dezembro, já possui a licença de descarga no meio Hidrico.
ResponderEliminarMais ficou provado que não realizou descargas ilegais ou tinha algum forma de descarga ilegal,
As licenças de laboração da unidade industrial,Fabrióleo,S.A. nunca foi retirada ou beliscada, por esse motivo sempre pode laborar, com toda a legalidade e teve os seus alvarás válidos.