Ir buscar água à fonte é um costume que já se perdeu um pouco por todo o lado. Na Meia Via as fontes que existem muitas delas já não deitam sequer água e algumas servem já só para a fotografia ou como espaço de encontro e de conversa. Fomos à procura delas.
1 – Fonte do Largo da Igreja
É uma das mais icónicas e bonitas da freguesia. Situada no centro da aldeia tem ali a companhia dos mais velhos que ali passam as tardes na mesa a conservar ou a jogar às cartas. Ali param também para descansar muitos peregrinos que passam pela Meia Via a caminho de Fátima. Nesta fonte que ainda tem água para quem quiser ir buscar, sobressaem os azulejos alusivos às Festas e à tradição da terra em Honra do Divino Espírito Santo. Uma nota ainda para o concurso Aldeia Florida em que a Meia Via foi premiada em 2004.
2 – Fonte da Rua Luís Vaz de Camões
É outra das fontes que merece atenção. Esta já não tem água, nela a imagem de Luís de Camões que dá o nome à Rua. Um bonito cantinho óptima e aproveitada pelos moradores para por a conversa em dia.
3 – Fonte do Largo de São João Baptista – Ladeira do Pinheiro
É uma fonte mais recente, foi inaugurada em 23 de Junho de 2009 sobre ela a imagem de São João Baptista o padroeiro do Bairro. É uma das mais bonitas da freguesia e que merece uma visita.
4 – Fonte do Casal do Pote
Esta fonte é uma beleza. Nos azulejos um Pote e em cima Casal a representar a localidade.
5 – Fonte das Antigas Escolas Primárias
Em frente às Antigas Escolas Primárias está esta fonte, ali sozinha, tendo a companhia de perto de um antigo sobreiro. Também já sem água o espaço ao seu redor grita por uma requalificação.
6 – Fonte da Sociedade Filarmónica Euterpe Meia Via
Acostada e um pouco escondida junto à sede da Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense está esta fonte. Também ela já não deita água.
A Fonte Santa
Na estrada da Sapeira a Fonte Santa era local de paragem para muitos irem buscar água, chegavam a fazer filas. Diz-se que aquela água era milagreira e curava doenças. Veio também na sequência da fama ganha pelos supostos milagres da Santa da Ladeira. Hoje já não existe e não hipóteses de lá ir buscar água. Uma pena e um sítio que merecia voltar a ser reabilitado e a fonte reconstruída. A alternativa está no outro lado da estrada numa outra existente. Mas passa quando desconhecida e nem todos sabem que lá está.
![]() |
No Largo da Igreja a placa ainda indica a fonte |
![]() |
Na estrada da Sapeira já não há sinais da Fonte Santa |