Os maus cheiros e o problema da poluição na Ribeira da Boa Água tem estado na ordem do dia e nos narizes de todos, e também dos Meiavienses, que ultimamente tem sentido cada vez mais os cheiros pestilentos vindos da Ribeira da Boa Água.
A Junta de Freguesia não tem estado indiferente a este problema e já alertou sobre o assunto na Assembleia Municipal. A Assembleia de Freguesia reunida a 6 de Setembro aprovou uma moção e encontra-se a decorrer um abaixo assinado:
"Em consonância com a Moção aprovada pela Assembleia de Freguesia de Meia Via, reunida a 6 de Setembro de 2016, solidarizando-se com esta, manifestam o seu apoio à Câmara e Assembleia Muncipais de Torres Novas nas diligências levadas a cabo para a defesa do meio ambiente do concelho, bem como para a sua sustentabilidade, sublinha a necessidade de se encontrar, junto das entidades oficiais que tutelam as pastas do ambiente (Agência Portuguesa do Ambiente e Ministério do Ambiente) uma solução para o problema identificado, que passará também pela limpeza da Ribeira da Boa Água.
Propõe ainda que se solicite, à Comissão de Acompanhamento do Ambiente, constituída a partir da Assembleia Municipal de Torres Novas, uma medição dos níveis da qualidade do ar na freguesia de Meia Via e, finalmente que desses resultados se dê conhecimento à referida Comissão de Acompanhamento que, através da Assembleia Municipal de Torres Novas, dele reportará às entidades oficiais acima mencionadas."
Este abaixo assinado esteve disponível durante a Festa da Freguesia e quem ainda não assinou pode fazê.lo na sede da Junta de Freguesia.
Ajuntamento Popular no dia 16 de Setembro
A Associação de Defesa do Património de Torres Novas vai promover um ajuntamento popular no dia 16 de Setembro às 18h00 no Nicho dos Riachos com o objectivo de sensibilizar a administração pública para a necessidade de resolução dos episódios de poluição na ribeira da Boa Água. E se em 2016 se tivesse que defender o Rio Almonda da Poluição, questiona a associação.
A Associação refere que estará junto da população neste momento e considera que: "as permanentes descargas de afluentes contaminantes na rede hidrográfica do Almonda uma afronta à população que habita no concelho e repudia a constante ameaça à qualidade de vida no nosso território", pode ler-se no seu comunicado.", pode ler-se no comunicado.
A ADPTN lembra também outros episódios de luta de há anos atrás contra a poluição no Rio Almonda: "Há trinta anos a população torrejana lutava contra a poluição que inquinava o rio Almonda, em 2016 assistimos a um retrocesso inaceitável no respeito pela qualidade ambiental a meio caminho entre o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, que viu recentemente ampliada a área de Reserva da Biosfera da UNESCO.
Queremos a despoluição da ribeira da Boa Água, queremos uma economia que respeite o território!"

Sem comentários:
Enviar um comentário