-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Desculpa, mas a página que procuras não existe

Home Page

Chama-se Washingtonia robusta mas também lhe podemos chamar Palmeira-washingtônia, Palmeira-de-leque-do-méxico, Palmeira-de-saia, Washingtônia-do-sul, Palma-mexicana, Palmera-de-abanico-mexicana ou Palmeira-mexicana. Mas esta já vive na Meia Via e por isso podemos lhe chamar uma Palmeira Meiaviense. 

Esta é uma espécie mais resistente à praga do escaravelho-vermelho, pode crescer em média de 20 até 25 metros de altura. É por isso considerada uma das palmeiras mais altas do mundo. É oriunda do sul da península da Baja California, no México onde cresce em abundância. Podemos ainda encontrá-la um pouco por todo o mundo, desde Espanha (Ilhas Canárias), Ilha da Reunião, Nova Zelândia, Havaí, Flórida e Califórnia. 

É cercada de cicatrizes remanescentes das folhas caídas, que vai desaparecendo com a idade. 

Tem folhas grandes em forma de leque, verde brilhante com cerca de 1,5 m de comprimento e 1,2 m de largura, suportadas por hastes de 1 m de comprimento com espinhos curvos, formando uma copa aberta.

Quando as folhas morrem, dobram-se para baixo, formando uma saia ao redor do tronco. As flores são bissexuais e surgem na primavera-verão. 

Em paisagismo é usada em jardins, praças e avenidas, isolada ou em grupos. Pode ser plantada em vasos quando jovem, desde que receba a luz do sol.

A taxa de crescimento da W. Robusta é uma das mais rápidas entre as espécies de palmeiras cultivadas. Em climas com verões quentes acima de 25° C, árvores estabelecidas podem crescer muito rápido.

Cultivada a pleno sol, em solo fértil, moderadamente rico em matéria orgânica e bem drenado, mas pode sobreviver em solos pobres, até mesmo na areia. Após estabelecida é resistente à seca, mas cresce mais rápido quando recebe humidade adequada. 

A nova Palmeira já chegou para tomar o lugar da outra que foi rainha durante quase cem anos. Era apenas uma árvore, mas era uma árvore especial e que vai ficar para sempre guardada na memória de muitos Meiavienses. O nome Largo da Palmeira vai continuar a fazer sentindo. Esperemos que a jovem Palmeira cresça saudável e viva muitos anos, e que o infame escaravelho fique longe. É o que se espera.

Senhora Palmeira seja bem-vinda à Meia Via. 

A nova Palmeira já foi colocada no Largo

A washingtonia robusta cresce em abundância nos Estados Unidos e no México

A nova Palmeira já chegou mas esta ficará sempre guardada na memória de muitos Meiavienses

Escrito por

Fábio Carvalho

"Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"

Deixe o seu comentário

Fábio Carvalho

[name=Fábio Carvalho] [img=https://lh3.googleusercontent.com/ogw/ADGmqu9DvRJmoQHmFFL91VbgrZKSA10xmZ3d2Mbbw9XMrQ=s83-c-mo] [description="Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"] (facebook=https://www.facebook.com/fabio.carvalho88)