Se há coisa que os Meiavienses não se podem queixar é da falta de transportes públicos. Durante muitos anos eram apenas servidos pelo autocarro que fazia a ligação Torres Novas - Tomar e vice-versa, que hoje já foi muito suprimido e apenas vai até à Lamarosa.
Foi em Setembro de 2004 que chegaram à Meia Via os TUT, Transportes Urbanos Torrejanos que depois de implantados na cidade e nas Lapas vem responder às necessidades das populações de duas áreas cada mais mais em expansão, as freguesias de Meia Via e Riachos.
E já lá vão 13 anos de TUT a passar de hora a hora pela freguesia de Meia Via. Durante estes anos houve muitas mudanças para que os horários e os trajectos possam corresponder as necessidades das duas populações. Os TUT trouxeram aos Meiavienses a possibilidade de se deslocarem mais facilmente a Torres Novas, ao mercado ou ao Centro de Saúde, por exemplo. Com a perda de médico de família na aldeia foi uma grande ajuda. Hoje ainda mais, com muitos Meiavienses a terem médico de família em Riachos, os TUT são fundamentais pois estes passam pela Vila Riachense e param junto ao Centro de Saúde. Há ainda paragens junto ao TorreShopping e ao Pingo Doce do Nicho para quem quiser fazer umas compras.
Para além disso não esquecer a paragem na Estação Ferroviária de Riachos que certamente poderá dar jeito a muito gente também.
Foram muitos os benefícios que trouxeram os TUT à Meia Via que hoje não se pode queixar do seu serviço de transportes públicos.
![]() |
O trajecto actual da Linha Verde que passa pela Meia Via |
Mas hoje em dia os Meiavienses tem ainda mais alternativas e mais serviços de transportes públicos. Outra das grandes necessidades da população prendia-se com a ligação ao Entroncamento. A vizinha cidade ferroviária é local de trabalho para muitos Meiavienses e está aqui ao lado, e apesar de estar aqui a um passo era preciso haver mais soluções. Muito se falou na chegada dos TURE, mas nunca foi possível por serem de um município diferente.
Por isso a Rodoviária do Tejo, e muito bem, criou um serviço ao estilo TUT, entre Torres Novas e Entroncamento, preenchendo a lacuna que faltava. Para além disso este autocarro vai também a Torres Novas aumentando ainda a oferta para quem precise de se deslocar em outros horários à sede de concelho.
Mais uma vez não convém esquecer que é mais uma forma de ligação a uma importante estação ferroviária.
Para além dos serviços de autocarro que hoje passam pela nossa aldeia não esquecer que há sempre que seja preciso o Sr. Manuel Taxista.
E no Verão passamos a ter autocarros a parar na Meia Via com destino à Nazaré, Peniche e Baleal.
Tudo isto faz da Meia Via uma das aldeias do concelho com melhor serviço de transportes públicos. Por isso não nos chegou este ano o transporte a pedido, pois também com toda esta oferta não fará muito sentido.