Foram muitos os Meiavienses que se demonstraram preocupados com as novas leis sobre a limpeza dos terrenos e compareceram nas duas acções de sensibilização promovidas pela Junta de Freguesia de Meia Via na passada terça-feira.
A primeira ocorreu no terreno em frente às antigas escolas primárias e teve por objectivo explicar como deve ser efetuada em segurança uma queima de sobrantes, não uma queimada como é costume se dizer, erradamente, pois como foi explicado são coisas diferentes. Foram os engenheiros Daniela Basílio e João Ribeiro que ficaram encarregues de explicar todos os passos sendo exemplificado também como se deve efetuar a queima. Fazer uma queima em segurança é muito importante para não se colocar a sua vida em risco ou a de outras pessoas caso a mesma se descontrole.
Ali não houve muitas dúvidas, ficaram guardadas para a sessão da noite.
A acção de sensibilização foi retomada às 21h00 no Teatro Maria Noémia que esteve bem composto por Meiavienses cheios de dúvidas. O Engenheiro João Ribeiro explicou a atual lei em vigor para a limpeza dos terrenos esclarecendo as dúvidas que apareceram e estas foram muitas.
O que se deve cortar? Quando devemos cortar? Foram algumas das questões levantadas.
Também estiveram presentes elementos da GNR do posto de Torres Novas que também deram conselhos e explicaram as medidas estão a ser tomadas atualmente, reforçando a importância de se cumprir a lei para evitar as coimas aplicadas em caso de incumprimento.
Durante a sessão foram mostradas algumas imagens dos graves incêndios de 2017 e foi cumprido por todos um minuto de silêncio em memória e homenagem das vitimas dos terríveis fogos do ano passado.