Mais uma vez o Teatro Meia Via vai voltar a ter um papel importante na Feira de Época de Torres Novas. É no Teatro Maria Noémia, com atores do Teatro Meia Via, que começam os ensaios para os diversos momentos de recriação histórica.
Este ano para além da participação nos momentos de recriação, onde se contar a história do Mestre António, físico-mor de D. João II, o Teatro Meia Via vai ajudar a dar vida a um novo espaço, o Ospitall.
O Ospitall será um lugar de recobro para enfermos e desvalidos. Cenário onde a doença e a morte são o quotidiano, mas também onde físicos e boticários usam das práticas medicinais mais recentes.
Para além destes momentos, o Teatro Meia Via vai voltar a ter a sua taberna junto ao infame Postigo da Traição, onde não faltará muita sangria e animação.
Com o tema «A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II» e pelo nono ano consecutivo, as Memórias da História dão lugar à recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. De 30 de maio a 3 de junho, o centro histórico da cidade recua no tempo ao longo de cinco dias repletos de animação, num ambiente de festa, de cor e de sons da época.
Quem era Mestre António?
Mestre António é o nome por que ficou na história este médico a quem os cronistas chamam fisiquo e solorgiam. De origem judaica, nasceu em Torres Novas no bairro da judiaria, onde hoje se situam a rua Atriz Virgínia, largo da rua Nova e rua Nova de Dentro (Santiago). Físico-mor de D. João II, dele foi também afilhado. Além de físico, tinha bons conhecimentos de filosofia, matemática e história, e foi autor de diversos textos.
Casou duas vezes: a primeira, com Catarina Lopes, de quem teve dois filhos, Francisco Lopes, físico do Rei Filipe I e Nicolau Lopes, também físico, e a segunda com Constança Fernandes. Os seus filhos e mulheres foram sepultados na extinta capela dos Anjos. Morreu em Torres Novas, em data não conhecida.
É nome de rua, no bairro do Babalhau, por deliberação da Câmara Municipal, de 23 de Fevereiro de 1988.
(Toponímia da Cidade de Torres Novas, Município de Torres Novas, 2000)
mais informações em:
https://www.facebook.com/memoriasdahistoriatorresnovas/
www.memoriasdahistoria.pt