A Meia Via prepara-se para ser uma das primeiras freguesias do concelho de Torres Novas a ter uma Unidade Local de Protecção Civil.
A iniciativa da criação desta Unidade partiu da Junta de Freguesia que tem estado a trabalhar neste processo a algum tempo para cá.
Presididas pelo Presidente da Junta, estas unidades locais participam, na avaliação das vulnerabilidades, na sensibilização e informação público e no apoio à gestão de ocorrências, nos termos definidos nos planos de emergência. Também farão parte integrante desta Unidade Local, as associações, instituições e empresas da freguesia.
Poderão também integrar esta Unidade Local qualquer pessoa que se queira voluntariar. e que possa ser uma mais valia para esta unidade.
Tem como objectivos levantar, prever e avaliar riscos inerentes a situações de catástrofe, atenuar os seus efeitos, proteger, socorrer e assistir pessoas e outros seres vivos e contribuir para a reposição da normalidade da vida dos cidadãos.
A Meia Via é uma das freguesias do concelho com uma área que necessita de fiscalização sobretudo a norte.
Ainda no âmbito do projecto Aldeia Segura a freguesia também vai ter um Oficial de Segurança. A missão deste oficial de segurança será de transmitir avisos à população, organizar evacuações e realizar ações de sensibilização sobre incêndios. A pessoa que for destacada como oficial de segurança terá que conhecer muito bem a população e o território da freguesia.
![]() |
A Unidade Local de Protecção Civil poderá ter um papel fundamente numa situação de catástrofe |