Já passaram 41 anos desde que a nova Igreja da Meia Via foi construída. É uma construção Imponente ali no centro da aldeia que com a sua torre do relógio marcam a paisagem da nossa terra. Uma construção que foi polémica, que mereceu, e ainda hoje merece algumas críticas, pois houve quem preferisse manter em vez de destruir a antiga ermida de Nossa Senhora de Monserrate.
Polémicas e críticas à parte, a obra fez-se, e hoje a nova Igreja é um marco e património edificado da Meia Via.
A inauguração teve lugar a 15 de Agosto de 1977 e os trabalhos foram iniciados em 1960 sendo precisos 17 anos para a sua conclusão. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Bispo da Diocese de Santarém, D. António Francisco Marques.
“O lançamento da primeira pedra teve lugar em Dezembro de 1959, por sua Ex.ª REVma. Dom António Campos Bispo de Febiana sendo pároco da Freguesia de Santiago o Revº, Padre Joaquim Saraiva Abrantes. Inauguração e Sagração a 15 de Agosto 1977 por sua EX. REVma. Dom António Francisco Marques, 1º Bispo da diocese de Santarém sendo pároco da Freguesia de Santiago o REVº Pe. Jacinto Gonçalves Pedro."
![]() |
a nova Igreja veio substituir a antiga ermida de Nossa Senhora de Monserrate |
ao longe a Torre da Igreja marca a paisagem da aldeia |