O Teatro Meia Via já prepara uma nova peça que deverá ser apresentada no Teatro Maria Noémia no próximo ano. Trata-se de uma comédia, intitulada "Esta noite improvisa-se" do dramaturgo Italiano Luigi Pirandello, que terá encenação de Elsa Vieira.
Uma história conta-se em momentos: servem uns para apresentar, outros para descrever, outros para mostrar acções, outros para narrar o que ficou entre duas acções. "Esta Noite Improvisa-se" começa e acaba por sobretudo contar uma história: a de Mommina, Dorina , Totina e Néné. Mas entretanto vai contando uma outra que a ela se mistura e se justapõe.
Toda a obra se desenvolve numa despudorada relação entre os espectadores e os actores. Discussões sobre encenação, dúvidas dos intérpretes, escolhas do director, tudo isto se desenrola diante dos espectadores, tal como mudanças de cena, efeitos de luz, numa espécie de efeitos que anuncia a ficção da realidade.
Luigi Pirandello nasceu em Agrigento, Itália, a 28 de Junho de 1867 e faleceu em Roma no dia 10 de Dezembro em 1936. Dramaturgo, poeta e romancista, foi considerado um renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade. As suas obras mais famosas são "Seis personagens à procura de um autor", "O falecido Matias Pascal," Um, nenhum e Cem Mil" e "Esta noite improvisa-se". Luigi Pirandello recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1934.
"Esta noite improvisa-se" será a 19 nona peça do Teatro Meia Via desde que a associação nasceu em 2001.