"Um ponto azul...o tamanho do céu" é o nome do livro lançado recentemente por Sofia Maurício.
Educadora de Infância de profissão, Sofia Maurício nasceu e cresceu na nossa Meia Via. Lança agora este seu projecto, um livro para todas as idades que nos ao mundo do autismo, e faz nos acreditar que na vida não há impossíveis nem limites. Basta acreditar.
"Uma história infantil que aborda a socialização que nos transporta para o mundo do autismo e para a complexidade interior da criança.
Uma sensibilização importante para a consciencialização e respeito.
Promove a auto-estima e aborda valores como a força de vontade e amizade.
Um pequeno ponto azul que se transforma num imenso céu azul, mostrando que não existem limites quando se acredita."
O Notícias da Meia Via falou com um com Sofia Maurício sobre o seu livro.
Pelo que li na tua sinopse este livro aborda o autismo. O que te inspirou?
Antes de mais obrigada pelo convite, para responder a algumas questões na pagina da terra que me viu nascer e crescer.
Esta história não fala de autismo, pretende antes que falemos sobre ele.
Evidencia subtilmente algumas caraterísticas, pretende o dialogo sobre a diferença e reforça alguns valores fundamentais.
Esta história fluiu muito naturalmente, escrevi o conteúdo principal e ficou alguns anos na gaveta. Revi com outros olhos e atribui-lhe significado.
O facto de seres professora e provavelmente lidares com crianças autistas todos os dias foi uma motivação?
Ao lidar com crianças com autismo, ficou cada vez mais evidente a necessidade de estabelecer relação e de conhecermos as especificidades da criança.
Fiquei enriquecida com as inter-relações estabelecidas e talvez exista alguma identificação com a força de vontade abordada nesta história mas considero que a analogia mais evidente que o ponto azul se torna gigante como mundo interior destas crianças.
Já deves ter lidado com muitas crianças autistas?
Sim lido com muitas crianças e realidades, são muitos anos a trabalhar na educação.
Tens alguma história que te tenha marcado mais e que gostarias de partilhar?
Claro que tenho, não as vou partilhar porque considero pessoais. O que posso dizer que todas as conquistas são vividas de forma muito intensa e emocional.
Achas que o autismo hoje ainda é olhado de lado. Ou existe um maior respeito por parte da sociedade?
Acho que as diferenças de forma geral são cada vez mais respeitadas e que informação é fundamental para que o respeito seja efetivo e a inclusão possa acontecer efetivamente.
Porquê um ponto azul do tamanho do céu?
Porque nesta história um pequeno ponto azul com a sua coragem, força e capacidade de amar se transforma no imenso céu azul.
Ou talvez porque existem dentro de nós, mundos muito maiores do que aquilo que se conhece ou se pode imaginar.
Gostarias de deixar alguma mensagem a todos?
Considero que essa mensagem está na história. Cada leitor a irá retirar o que pretendo transmitir e acrescentar valor a esta mensagem com a sua subjetividade e singularidade.
O teu livro já se encontra a venda? E como pode ser adquirido?
O livro já se encontra à venda em livrarias em todo o pais e pode também ser adquirido online no site da Flamingo editora.
A pandemia não permite grandes festas, mas tens prevista alguma iniciativa de lançamento?
Ainda não está definido com a editora o local e a data mas está previsto o lançamento, respeitando evidentemente as normas definidas em contexto de pandemia que vivemos . Obviamente na qualidade de autor da Pagina Noticias da Meia Via e na qualidade de amigo o convite fica feito ao entrevistador.
Grata
O Notícias da Meia Via agradece à Sofia Maurício a disponibilidade por esta pequena entrevista e deseja todo o sucesso neste projecto e em outros que possam vir a surgir no seu futuro. O Notícias da Meia Via enquanto por aqui andar estará lá.
Sem comentários:
Enviar um comentário