A estrada nacional nº3 rasga o ao meio e divide este simpático lugar entre duas freguesias. Falamos pois do Botequim.
São muitas as pessoas que todos os dias atravessam o Botequim não conhecendo as características especiais deste lugar. Poucos são os que sabem que o Botequim está divido entre duas freguesias, Meia Via e Riachos.
É a estrada nacional que atravessa esta aldeia que marca a divisão e os limites entre as duas. Sempre foi assim desde a fundação da freguesia de Riachos. Quando a Meia Via se transformou em freguesia em 2001 ficou uma parte do Botequim na Meia Via.
![]() |
| A estrada nacional n3 divide o Botequim entre as freguesias de Meia Via e Riachos |
Mas há uma divisão de freguesias e isso faz-se sempre sentir. De um lado gere e cuida Riachos e do outro a Meia Via.
Quando à eleições a população tem de se dividir e ir votar na freguesia correspondente.
Talvez para quem lá mora a divisão não se faça sentir, e para a população ser do Botequim é ser do Botequim. E aqui não há divisão.
Há quem não sinta mesmo essa divisão e até seja o sitio perfeito para morar.
Ana Duarte vive no Botequim, do lado de Riachos, e para ela este é o sítio ideal para morar: "Nasci e cresci na Meia Via, mas a minha família paterna tem ligações a Riachos onde também estudei. Por isso aqui sinto-me dos dois lados. Meiaviense e Riachense. Estou perto de tudo e apesar do movimento é um sitio bom para viver".
A estrada nacional e a sua localização torna a zona do Botequim um lugar desenvolvido, com vida e apetecível para viver. Toda a gente passa e vem ao Botequim. Nem que seja para fazer compras. Os empresários da região desde Ourém a Abrantes vem cá fazer compras ao Recheio. Esta loja do Grupo Jerónimo Martins é uma das maiores empregadoras da freguesia de Meia Via.
![]() |
| O Recheio é uma loja do Grupo Jerónimo Martins para o mercado grossista |
Do lado da Meia Via há apartamentos e a população floresce e sabe o que quer.
Recordemos que ficaram no Botequim dois projetos dos últimos orçamentos participativos para a freguesia de Meia Via. Foi por vontade daquela população que foi construído um Parque de Merendas e onde será ainda colocado uns sanitários públicos para apoio.
![]() |
| O Parque de Merendas do Botequim foi inaugurado no âmbito do Orçamento Participativo |
Nos últimos tempos a maior dor de cabeça para quem lá mora e para quem lá passa é a Estrada Nacional n3 que precisava de ser requalificada. Mas o tormento finalmente terminou e os moradores do Botequim tem agora uma estrada de excelência com uma ciclovia que vai desde a rotunda do Nicho até ao limite do concelho do Entroncamento nos Jerónimos.
É assim o Botequim da Meia Via, um lugar dividido mas que não parece e onde é felicidade de um lado e do outro.







Sem comentários:
Enviar um comentário