Um pequeno grande livro para tocar corações feito por um grande coração - Noticias da Meia Via

Noticias da Meia Via

A sua terra aqui no seu blogue

ÚLTIMAS

domingo, 29 de agosto de 2021

Um pequeno grande livro para tocar corações feito por um grande coração

Sofia Maurício na apresentação do seu livro no Teatro Maria Noémia

 "Um ponto azul... do tamanho do céu" é o nome do livro escrito por Sofia Maurício que teve a sua apresentação na terra que a viu crescer. 

Sofia Maurício na apresentação do seu livro no Teatro Maria Noémia

Perante um Teatro Maria Noémia completo de personalidades, família e amigos, Sofia Maurício apresentou o seu livro que pretende alertar consciências e tocar nos corações de todos. 

Liliana Domingos, do Teatro Meia Via, começou por apresentar esta autora Meiaviense numa casa que também é sua e que terá as portas sempre abertas para si e para a Cultura. 

Sofia Maurício começou por apresentar o seu livro: "É uma história muito pequenina mas cheia de significado", referiu, "é tão simples e ganha por isso mesmo, pela simplicidade.", realçou. 

Mas o facto de ser simples não o torna mais importante nem diminuiu a intenção pelo qual foi escrito, abordando um tema muito importante, o autismo. 

Educadora de Infância de profissão, Sofia Maurício teve de trabalhar com crianças autistas o que lhe criar a necessidade de procurar e estabelecer relação: "este livro aponta pequenas características nos personagens que nos fazem falar sobre isso", destaca. 

"É um livro para crianças por isso não fala sobre o tema, mas fala sobre a diferença, o respeito, a força de vontade, e os valores muito importantes e acho que é universal para todas as idades.", destaca a autora. 

Sofia Maurício refere que este livro pretende abrir espaço ao dialogo, criando valores e emoções, principalmente nos mais novos: "É uma leitura de coração, é uma linguagem simples, mas que pretende chegar e levar as crianças a questionarem e a falarem sobre emoções". 


Neste livro a personagem isola-se do mundo, com dificuldades em se relacionar, centrando-se em algo, como uns berlindes, algo que por exemplo é característico de uma criança autista. 

"Este pequeno ponto é um pequeno ponto minúsculo no céu que ao querer se aproximar da personagem vai se tornando gigante e espalhando azul por onde passa e transforma-se no próprio céu", conta a autora. 

Uma forma muito simples de contar como todos nós temos a capacidade de nos poder transformar, basta querer. 

O livro reflete um pouco o ser de Sofia Maurício "de forma simples e um bocadinho emotiva, feita com amor como eu sou, eu sou cheia de emoções onde a parte emocional às vezes se sobrepõe à parte racional", realçou. 

Sofia Maurício convidou algumas pessoas que considerou importante durante este processo de construção do seu livro. 

Para Susana Moreira, este livro espelha a sua autora, principalmente a vertente que melhor conhece, a sua prática profissional. "É uma história de desconstrução, um super poder que a Sofia tem, de olhar para uma realidade complexa, como de um fio emaranhado se tratasse, e transforma-lo num novelo organizado, ou tricotar algo dele", referiu. Além de estudo, tudo isto precisa de algo especial que Sofia Maurício tem "sensibilidade e respeito pela diversidade, entrega e amor", destacou. 

Esta história surge para Sofia Maurício de uma forma espontânea e inicialmente nem associou ao autismo.

A ilustração coube a Marta Serrão de Faria que Sofia Maurício achou que seria ideal para o seu livro. "Já tinha visto alguns trabalhos dela e ela tem coisas muito bonitas...", elogiou. 

Marta Serrão de Faria agradeceu o convite para fazer parte da ilustração desta história: "Foi um grande desafio, foi muito gratificante entrar neste projecto", revelou. 

Um grande livro só podia vir de um grande coração. E foi isso que mais foi realçado por quem Sofia Maurício convidou para integrar o seu painel nesta sua apresentação. 

 A diretora do Agrupamento de Escolas de Caxarias onde trabalha Sofia Maurício destacou a pessoa de Sofia Maurício e importância que ela tem na vida de todas as pessoas: "A Sofia é um ponto na vida de todos nós...", refere, "Temos o prazer de ter a Sofia a trabalhar no nosso agrupamento, a Sofia tem uma sensibilidade nata para captar as crianças e para captar atenção a cada uma...", realçou. 

Para a sua diretora, "Apesar de este ar doce, a Sofia é uma mulher de armas, determinada, é uma educadora de excelência...", destacou ainda. 

Rodrigo Maia do Teatro Meia Via leu depois um excerto da história. Um Meiaviense jovem, mas já cheio de muito talento. 

Elisabete Cruz, amiga e educadora de ensino especial, também não se poupou em elogios a Sofia, "Sensibilidade, respeito, dedicação, empatia e capacidade de se por no lugar do outro", realçou, e destacando ainda, "Tão importante ou mais do que incluir e respeitar as diferenças é saber ensinar a fazê-las e a Sofia fá-lo muito bem...". 

Presente na Sessão esteve o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, que referiu a alegria por ser uma Torrejana e Meiaviense a fazer este trabalho. Mas mais importante do que isso o autarca destacou, "Falando de crianças especiais, temos de falar de forma especial para trabalhar com elas e não é com livros de muitas folhas, a forma de tocar é que é importante...", realça. 

Elvira Sequeira, Vereadora da Cultura destacou que em Torres Novas felizmente há muitas pessoas capazes de se expressar e deixar os seus pensamentos em livros. E isso tem acontecido. Mas para a vereadora, "há livros e livros e para a infância nós não temos quase nada, são poucos os que tem a coragem para poder traduzir para quem tem uma forma muito mais simples de ver o mundo e que quer ler coisas sobre este mundo. É muito difícil quem queira traduzir para as crianças estas realidades", destacou. 

Para Elvira Sequeira, falar de certas realidades para as crianças é também uma forma de educar. 

Ainda presente na sessão esteve o diretor do Centro Escolar da Meia Via, Carlos Nunes, que destacou que este será um trabalho que estará presente na sua escola abrindo as portas a Sofia Maurício para lá marcar presença com o seu livro. 

Sofia Maurício agradeceu a presença de todas e de seguida realizou uma sessão de autógrafos. 

O livro já se encontra à venda em livrarias em todo o pais e pode também ser adquirido  online no site da Flamingo editora.

https://www.flamingoedicoes.com/livraria/um-ponto-azul-do-tamanho-do-ceu?fbclid=IwAR3qReRFW_nnDsnlbQQJ3fz4FYHLOxf_TKgMSfKDDMdr-w6rPOsFuklQeRA

O Notícias da Meia Via volta a dar os parabéns a Sofia Maurício por este livro tão especial que toca nos corações de todos. E estará sempre lá sempre que a Sofia quiser voltar a tocar corações. Parabéns. 

Podem rever toda a apresentação do livro completa em vídeo, na página de Facebook do Notícias da Meia Via.  


Sem comentários:

Enviar um comentário