A Feira Medieval de Torres Novas está de volta e o Teatro Meia Via vai voltar a marcar presença. Ainda que num formato diferente, mais reduzido, a Feira vai voltar a contar as vivências daquela época.
O Teatro Meia Via, em conjunto com o grupo Ofícios da História, vai estar a dar vida ao Largo dos Regatões que fica no Terreiro de Santa Maria.
"O centro do burgo desde sempre foi o local privilegiado para se fazerem as transações de bens e serviços, é o lugar onde os dias e noites não tem fim. Assim que o sol nasce começa um frenesim de pregões que ecoam nas paredes das casas, acabando por acordar o povo. Os mercadores que ali pernoitaram para arrebanhar o melhor local de venda veem-se agora obrigados a lutar com aqueles que acabam de chegar. No ar sente-se os cheiros e aromas frescos é altura de começar a mercar."
Ali o Teatro Meia Via vai recriar serão vários momentos teatrais como:
A vida em comunidade na idade média, tal como hoje, era propícia ao surgimento de conflitos. Desde as zaragatas entre mercadores vindos de terras longínquas e os merceeiros, bem como as fornicações pecaminosas que tanto embaraço traziam aos fregueses: A dualidade entre a moral e a religião fazia parte do dia a dia destes aldeões. Já o respeitável e venerável Corregedor, sempre atento, ia mediando e resolvendo como podia. Havendo barulho, já se sabia…havia rebuliço!
Horário e local // quinta e sexta às 20h30m, sábado e domingo às 15h no Largo do Regatões
Faça-se Justiça!
Perante as bulhas que perturbavam o normal e harmonioso funcionamento do Burgo, era fundamental que o Juiz de Fora impusesse a vontade régia através da força da lei. Usando os julgamentos públicos como fortes estratégias de dissuasão, quer nos delitos civis como nos delitos religiosos, passava-se uma intensa mensagem para quem ousava prevaricar: Dura Lex, sed Lex. (A lei é dura, mas é lei).
Horário e local // quinta e sexta às 21h30m, sábado e domingo às 18h no Largo do Regatões.
Vivências na Taberna
Depois da longa e penosa jorna de trabalho, todos os aldeões juntavam-se na taberna do Senhor Remígio para comerem, beberem, jogarem e divertirem-se. Mas quando o álcool jorra em abundância…as situações caricatas também tendem a multiplicar-se!
Horário e local // quinta e sexta às 22h30m, sábado às 22h e domingo às 20h30 no Largo do Regatões.