2023 já começou, o mundo e o país ainda se encontram um pouco aos trambolhões, com um guerra e uma crise económica. Ainda assim, vai-se se retomando a normalidade possível.
Na Meia Via o ano passado foi de retoma com muitas atividades. Foi o ano em que se anuncia que em 2023 as Festas do Divino Espirito Santo estão de volta, pelas mão das associações da terra.
Foi a iniciativa cultural em "Nome do Espirito Santo", que deu o mote e que trouxe à terra grandes nomes da música atual como Barbara Tinoco e banda os Quatro e Meia. Houve ainda exposições e outras iniciativas que lembraram com orgulho o que de mais bonito a nossa terra tem e que em 2023 está de volta.
![]() |
Os Quatro e Meia estiveram na Meia Via e trouxeram uma enchente consigo |
Para além das aguardadas Festas em Honra do Divino Santo espera-se muitas mais iniciativas fruto da dinâmica cultural e associativa da Meia Via.
A Associação Cantares Vozes da Meia Via já iniciou o ano com o Cantar das Janeiras pelas ruas da aldeia. Uma tradição criada por este grupo muito acarinhada pelo povo e que já lhes valeu presenças em programas de televisão e um concerto para o Presidente da República. Veremos que surpresas nos trás o este grupo para este ano.
![]() |
Foi com o tradicional Cantar das Janeiras que Associação Cantares Vozes da Meia Via deu início a mais um ano |
A Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense também teve um ano de 2022 bastante ativo e cheio de iniciativas. Este ano prepara-se para assinalar o seu 127º aniversário e de certo que ao longo do ano também nos trará muita música e animação.
![]() |
A SFEM numa das suas saídas a Manteigas |
O Teatro Meia Via teve também um 2022 de retoma. Levou a cena a peça "Do pedido à boda" e voltou a animar no seu regresso a Feira Medieval de Torres Novas e Asseiceira. Para 2023, o grupo tem mais uma estreia na manga. Por isso o Teatro continuará a fazer parte da agenda cultural dos Meiavienses. Este ano o Teatro Meia Via vai assinalar o seu 22º aniversário.
O Teatro Virgínia tem inserido na sua agenda espetáculos para o Teatro Maria Noémia trazendo a Meia Via alguns artistas de renome nacional.
![]() |
O Teatro Meia Via estreou a peça "Do pedido à boda" em 2022 |
O Clube Desportivo Operário Meiaviense teve uma boa notícia em 2022. Depois de mergulhado numa crise diretiva profunda o Operário tem uma nova direção liderada por Pedro Monserrate.
Mas os desafios e as dificuldades são muitas. O clube perdeu a sua sede no Largo da Palmeira e a atual, o Parque de Jogos precisa de ser recuperado depois de muitos anos sem atividade a acrescentar aos atos vergonhosos de vandalismo que o espaço foi sujeito.
Espero que 2023 possa trazer ao Operário um novo recomeço para o desporto volte a ter na Meia Via o papel importante que sempre teve,
O Centro Social do Divino Espirito, para além de continuar a sua missão de cuidar de miúdos e graúdos certamente terá na manga atividades para trazer. Temos sempre na mente as marchinhas do ATL e a grandiosa Noite de Fados.
O Centro Escolar começou o ano com o cantar das Janeiras mostrando que continua a ensinar aos mais novos as bonitas tradicões
Por último e não menos importante, ficamos a torcer para os pombos dos nossos Columbófilos voltem a voar mais depressa que todos os outros e que nos tragam muitas vitórias.
Podemos esperar que 2023 nos traga muitas atividades e alegria à pequena mas grandiosa freguesia de Meia Via.
![]() |
Em 2023 vamos poder voltar a assistir a este momento. |
Sem comentários:
Enviar um comentário