-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

 



Uma semana ja passou desde as eleições legislativas do dia 10 de Março. Mas o país ainda tem dúvidas de quem irá governar. Apesar de tudo indicar que seja a Aliança Democrática, e Luis Montenegro será o próximo primeiro ministro o resultados dos votos da emigração ainda estão a ser contados e uma surpresa pode mudar tudo. 

Por cá na Meia Via houve um grito pela continuidade, com o Partido Socialista a arrebatar o primeiro lugar com 289 votos (29,76%). Perdeu muitos votos mas ainda assim mereceu a confiança de grande parte dos eleitores Meiavienses. 

Tal como no resto do país o Chega foi a surpresa. Na Meia Via conquistou o segundo lugar. Com 267 votos, duplicando o resultado de 2022 onde tinha conseguido 107 votos. 

No terceiro lugar fica a AD, que apesar do resultado conseguido na Meia Via poderá mesmo a vir governar Portugal se assim os votos dos emigrantes não deixarem margens para dúvidas. Com 196 votos a coligação melhorou o resultado, se somarmos os votos de 2022 de PSD e CDS que nesse ano não foram coligados. Mas ainda assim conquista o terceiro posto. 

O Bloco de Esquerda continua sólido na quarta posição, ainda que tenha perdido alguns eleitores, a perda não foi muito expressiva e o partido na Meia Via continua a ter Bloquistas muito fiéis. 

A Iniciativa Liberal manteve o seu lugar também mas subiu a sua votação. Em 2022 tinha obtido 37 votos. E agora consegue 48. 

A CDU também mantém o seu lugar, mas tal como a nível nacional a tendência é de queda de confiança. Na Meia Via perdeu 6 eleitores. 

O Livre foi uma das surpresas da noite e na Meia Via isso também se confirmou. O partido de Rui Tavares tinha tido em 2022 apenas 5 votos. Em 2024 duplica o resultado e chega aos 19 votos. 

O PAN apesar de não conseguir eleger um grupo parlamentar subiu o seu resultado na Meia Via passando de 9 para 16 votos. 

A surpresa ADN e sabe se lá porquê, também conseguiu um resultado interessante. Ainda enganou 11 pessoas. 

Os restantes votos foram pouco expressivos. RIR, MPT.A, VOLT e ND ainda conseguiram alguns. O Ergue-Te foi o único partido que ficou sem votação apesar de nas últimas legislativas ter conseguido 3.  

Na Meia Via estavam inscritos 1388 eleitores e votaram 971 (69,96%). Muito mais que nas últimas eleições onde a percentagem foi de 60,3%. 

No meio disto tudo houve 18 eleitores que não conseguiram tomar uma decisão e votaram em branco. Enquanto outros 11 foram apenas estragar o boletim de voto, nulo. 

A Meia Via falou e tal como o resto do país espera agora pelo resultado final oficial que está na mãos dos nossos emigrantes, que longe terão a palavra final. Quarta feira tudo se esclarecerá. 





Leave A Reply

Fábio Carvalho

[name=Fábio Carvalho] [img=https://lh3.googleusercontent.com/ogw/ADGmqu9DvRJmoQHmFFL91VbgrZKSA10xmZ3d2Mbbw9XMrQ=s83-c-mo] [description="Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"] (facebook=https://www.facebook.com/fabio.carvalho88)