-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Desculpa, mas a página que procuras não existe

Home Page

 



Uma semana ja passou desde as eleições legislativas do dia 10 de Março. Mas o país ainda tem dúvidas de quem irá governar. Apesar de tudo indicar que seja a Aliança Democrática, e Luis Montenegro será o próximo primeiro ministro o resultados dos votos da emigração ainda estão a ser contados e uma surpresa pode mudar tudo. 

Por cá na Meia Via houve um grito pela continuidade, com o Partido Socialista a arrebatar o primeiro lugar com 289 votos (29,76%). Perdeu muitos votos mas ainda assim mereceu a confiança de grande parte dos eleitores Meiavienses. 

Tal como no resto do país o Chega foi a surpresa. Na Meia Via conquistou o segundo lugar. Com 267 votos, duplicando o resultado de 2022 onde tinha conseguido 107 votos. 

No terceiro lugar fica a AD, que apesar do resultado conseguido na Meia Via poderá mesmo a vir governar Portugal se assim os votos dos emigrantes não deixarem margens para dúvidas. Com 196 votos a coligação melhorou o resultado, se somarmos os votos de 2022 de PSD e CDS que nesse ano não foram coligados. Mas ainda assim conquista o terceiro posto. 

O Bloco de Esquerda continua sólido na quarta posição, ainda que tenha perdido alguns eleitores, a perda não foi muito expressiva e o partido na Meia Via continua a ter Bloquistas muito fiéis. 

A Iniciativa Liberal manteve o seu lugar também mas subiu a sua votação. Em 2022 tinha obtido 37 votos. E agora consegue 48. 

A CDU também mantém o seu lugar, mas tal como a nível nacional a tendência é de queda de confiança. Na Meia Via perdeu 6 eleitores. 

O Livre foi uma das surpresas da noite e na Meia Via isso também se confirmou. O partido de Rui Tavares tinha tido em 2022 apenas 5 votos. Em 2024 duplica o resultado e chega aos 19 votos. 

O PAN apesar de não conseguir eleger um grupo parlamentar subiu o seu resultado na Meia Via passando de 9 para 16 votos. 

A surpresa ADN e sabe se lá porquê, também conseguiu um resultado interessante. Ainda enganou 11 pessoas. 

Os restantes votos foram pouco expressivos. RIR, MPT.A, VOLT e ND ainda conseguiram alguns. O Ergue-Te foi o único partido que ficou sem votação apesar de nas últimas legislativas ter conseguido 3.  

Na Meia Via estavam inscritos 1388 eleitores e votaram 971 (69,96%). Muito mais que nas últimas eleições onde a percentagem foi de 60,3%. 

No meio disto tudo houve 18 eleitores que não conseguiram tomar uma decisão e votaram em branco. Enquanto outros 11 foram apenas estragar o boletim de voto, nulo. 

A Meia Via falou e tal como o resto do país espera agora pelo resultado final oficial que está na mãos dos nossos emigrantes, que longe terão a palavra final. Quarta feira tudo se esclarecerá. 





Escrito por

Fábio Carvalho

"Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"

Deixe o seu comentário

Fábio Carvalho

[name=Fábio Carvalho] [img=https://lh3.googleusercontent.com/ogw/ADGmqu9DvRJmoQHmFFL91VbgrZKSA10xmZ3d2Mbbw9XMrQ=s83-c-mo] [description="Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"] (facebook=https://www.facebook.com/fabio.carvalho88)