Estamos praticamente a um mês das eleições autárquicas e os candidatos e os partidos vão se apresentando. Mas afinal o que queremos nós Meiavienses para a Meia Via?
Vou fazer a partir de hoje uma reflexão do que está feito e aquilo que falta fazer. Não sou candidato a nada, mas ainda sou um Meiaviense que embora deslocado neste momento, pretendo voltar, e vou voltar a Meia Via de certeza. E quando isso acontecer quero estar e viver numa Meia Via melhor.
Muito até aqui já foi conseguido pelos Presidentes de Junta que já foram eleitos para conduzir os destinos da nossa freguesia.
OBRAS ESTRUTURANTES, O QUE ESTÁ E O QUE FAZ FALTA.
Sem dúvidas que são obras que fazem toda a diferença na vida da Meia Via seja a nível social, cultural, educacional, desportivo ou institucional.
A Meia Via não se poderá queixar, pois cada vez mais se encontra dotada de equipamentos de excelência. Mas ainda há alguns sonhos por realizar.
Uma das grandes primeiras obras foi o Centro Social do Divino Espirito Santo que inaugurado em 2002 trouxe à Meia Via uma resposta social. O Centro Social é hoje um espaço muito importante que acolhe através do Centro de Dia os mais idosos, e os mais novos pela valência ATL.
![]() |
O Centro Social é uma resposta importante para a vida das pessoas |
Nas antigas escolas funciona ainda a valência de Creche e Berçário onde funcionava anteriormente o refeitório e Jardim de Infância.
É precisamente nesse espaço que falta cumprir a construção do Lar de Idosos que está apontado para o edifício principal das Antigas Escolas Primárias. Seria importante perceber junto dos responsáveis o que tem dificultado a concretização deste projeto e tentar fazer algo para que ele possa seguir em frente.
É importante a Meia Via poder ter a capacidade de aumentar e melhorar esta resposta. O Centro Social já é uma referência no cuidado que presta aos nossos idosos, e poderá se-lo ainda mais.
![]() |
| Quando poderá o edifício principal das antigas escolas primárias ser reabilitado |
Para além disso fica reabilitado um edifício que foi importante para muitas gerações de Meiavienses.
As antigas Escolas Primárias deram lugar a um moderno Centro Escolar. Esta obra ainda foi algo controversa pois na altura algumas pessoas preferiam a reabilitação do antigo espaço.
Mas a obra lá se fez, e o novo Centro Escolar foi inaugurado em Setembro de 2011. Trouxe sem dúvidas outras condições para as crianças mas acima de tudo manteve as crianças na Meia Via. É uma aposta ganha pois era sabido na altura que a tendência da Meia Via a nível populacional era de crescimento.
O Centro Escolar da Meia Via acolhe hoje crianças da Meia Via, mas também de freguesias vizinhas e do concelho do Entroncamento. Foi portanto uma obra fundamental e que é importante manter em condições pois as crianças merecem o melhor pois são o nosso futuro.
![]() |
| O Centro Escolar da Meia Via foi inaugurado em 2011 e foi importante porque mantém as crianças a estudar na nossa freguesia e com ótimas condições. |
Da educação vamos à Cultura, onde a Meia Via sorri com dois equipamentos culturais de excelência.
O Teatro Maria Noémia, é um espaço moderno e acolhedor que traz a Meia Via atualmente o Teatro e outras iniciativas. Esteve muitos anos degradado e foi uma obra muito importante e que todos os Meiavienses desejavam.
![]() |
| O Teatro Maria Noémia foi uma obra importante a nível cultural para a freguesia |
Para além do Maria Noémia não nos podemos esquecer da casa da Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense. É casa da música também de teatro, de tudo bom que tenha a cultura. É um equipamento de excelência que a nossa freguesia também dispõe.
Neste capitulo a Meia Via está bem e não podia ser de outra maneira pois a Meia Via é uma terra onde as suas associações artísticas são uma riqueza.
A nível desportivo está finalmente em marcha a obra do Complexo Desportivo Municipal da Meia Via e com ela a Meia Via ficará com um equipamento desportivo de excelência. Todos nós sabemos principalmente quem passou pelos orgãos diretivos do Clube Desportivo o quão difícil foi esta luta.
![]() |
| Esta é uma obra muito desejada que finalmente vai ver a luz do dia e equipar a Meia Via de um equipamento desportivo de excelência |
A Meia Via sempre foi uma terra onde o desporto foi tradição. Mas a falta de um equipamento em condições fez retroceder o desporto na aldeia. Esta obra poderá significar a recuperação a nível desportivo e dar uma nova vida ao Operário Meiaviense que poderá beneficiar muito daquele equipamento. Não nos esqueçamos do pequeno ringue sintético que com muito esforço dos anteriores dirigentes do clube ali foi construído e que poderá agora ganhar uma dinâmica ainda maior.
Mas a nível desportivo há coisas que ainda podem ser feitas. Não nos esqueçamos que há outros equipamentos que pedem manutenção e melhores condições. Falo por exemplo das máquinas de manutenção na Urbanização Casal Vaz e do ringue que ali está, que já podia merecer algum tipo de recuperação para que que possa ser utilizado em condições pela população.
Há sem dúvida um outro equipamento que é preciso e que a Meia Via já merece. A Junta de Freguesia precisa de uma sede em condições. O espaço atual é pequeno, o executivo não tem qualquer gabinete, não há uma sala de reuniões e a Assembleia de Freguesia tem de reunir no Teatro Maria Noémia.
Penso que a Meia Via há muito já justificou porque é Freguesia e por isso merecia ter uma sede em condições. Não sei se seria a última obra estruturante mas é sem dúvida um edifício que a Meia Via podia ter como prenda nos próximos anos.
![]() |
| A atual sede da Junta de Freguesia de Meia Via é um espaço pequeno. A Freguesia de Meia Via já merece ter uma sede em condições. |







Sem comentários:
Enviar um comentário