OPINIÃO: Afinal o que queremos para a Meia Via? PARTE 2 - Noticias da Meia Via

Noticias da Meia Via

A sua terra aqui no seu blogue

ÚLTIMAS

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

OPINIÃO: Afinal o que queremos para a Meia Via? PARTE 2


 

Já falamos nas obras estruturantes que são edificados muito importantes para vida em comunidade dos Meiavienses. 

Mas na Meia Via há muitas outras que não sendo edifícios tem um impacto forte na vida dos Meiavienses. 

AS NOSSAS ESTRADAS E CAMINHOS

A rede viária é sem dúvida uma questão muito importante e que na Meia Via é um tema que levanta muitas discussões. A freguesia de Meia Via em área é uma freguesia pequena, mas sabemos que embora pequena aqui vive muita gente e muita gente passa por aqui. 

Já foram feitos alguns investimentos em algumas ruas que são necessários. Isto será um tema que não terá fim pois a manutenção da mesma terá sempre de se fazer todos os anos. 

As nossas estradas são ponto de passagem, todos sabemos que muita gente usa a Meia Via como atalho para se deslocar entre Torres Novas e Entroncamento. 

Isso acaba por desgastar mais rapidamente as estradas. Para além disso vão acontecendo reparações onde depois são apenas utilizados remendos. 

A estrada da Sapeira tem sido uma luta. Não é uma estrada fácil, é muito perigosa e a má condução e irresponsabilidade de alguns condutores torna-a ainda mais e um foco problemático. 

Esta estrada é um dos principais acessos à cidade de Torres Novas e precisa de uma atenção especial. Para além disso faz parte dos Caminhos de Fátima e é atravessada a pé todos os anos por muitos peregrinos e é importante criar condições para eles possam também fazer o trajeto em segurança. 

A Sapeira já foi alvo de intervenções profundas e já foi renovada. Hoje depois de ser esventrada volta a estar num estado lastimável e precisa novamente de ser recuperada. 

A Estrada da Sapeira precisa novamente de uma requalificação 

Em Torres Novas há candidatos que querem transformar a Sapeira numa Avenida e liga-la ao centro de Torres Novas o que de certa forma é possível pela Avenida do Bom Amor. 

Seria um projeto seja ele de que maneira forma para a Estrada da Sapeira que precisa urgentemente. Quem se sentar na cadeira da Junta de Freguesia de Meia Via terá aqui mais uma luta que será importante. 

Sabemos que os recursos da Junta para esta matéria são escassos e que a Estrada da Sapeira não é so competência da Meia Via pois é partilhada em metade com outra freguesia. 

Mas é importante que não saia do esquecimento e só apareça em anos de eleições. 

O que também não pode sair do esquecimento é a Avenida dos Antepassados. A estrada do Cemitério como também a chamamos continua a degradar-se e parece uma ilha no meio do oceano. 

Tem sido sem dúvida uma luta de todos os últimos executivos. A obra está sempre no papel dos orçamentos da Câmara mas insiste em não sair de lá e tornar-se realidade. 

Este será sem dúvida algo que o próximo Presidente de Junta terá em cima das mãos. Para fazer pressão junto da autarquia para que esta obra possa ver a luz do dia. 

Aquela estrada tem de honrar os nossos antepassados é mais uma porta da nossa freguesia e merece ser requalificada. 

A avenida dos antepassados continua a precisar de uma requalificação 

Há também que falar na segurança rodoviária na Meia Via que tem sido uma dor de cabeça e que promete não dar descanso ao próximo executivo. Já vieram lombas, já se tiraram lombas, já se mudaram sinais e já se fez testes de trânsito. 

É uma situação que é difícil de gerir pois engloba vários factores. Mas eu acho que o maior problema reside na falta de consciência dos condutores. Muitos deles não respeitam os limites de velocidade apesar de toda a sinalização, é uma facto. É uma situação sempre difícil de gerir. 

As estradas e os caminhos são os que nos levam à Meia Via são importantes foram pois foram elas que trouxeram a Meia Via como a chamamos hoje. Queremos que continuem a cuidar delas. Isto queremos para a Meia Via.  

Sem comentários:

Enviar um comentário