O Municipio de Torres Novas tem um novo Presidente da Câmara Municipal, José Trincão Marques eleito pelo Partido Socialista.
Havia no ar palavras que diziam que a vitória de Trincão Marques ia ser um passeio. Mas isso não aconteceu. Trincão Marques prometia Mudança com Confiança. Mas muitos Torrejanos acabaram por não confiar muito nesta mudança e quase que o concelho virada a direita, numa verdadeira mudança. Em algumas coisas mudou, mas já lá iremos.
O PS venceu as eleições onde obteve 6332 votos. Mas a coligação PSD/CDS de Tiago Ferreira acabou por morder os calcanhares e alcançou 6249 votos. Apenas 83 votos de diferença.
O que faz com que o PS consiga 3 vereadores e o PSD/CDS outros 3.
Em terceiro lugar surge o Chega que subiu em muito a sua votação, alcançando 2466 votos, número suficiente para José Carola garantir um lugar na vereador. O último lugar.
Ou seja temos uma matemática de 3+3+1. Significa isto que Trincão Marques terá uma tarefa árdua e terá de alcancar consensos para conseguir uma governação estável.
Perde assim, o Movimento P`la Nossa Terra que tinha como candidata Manuela Dias que perde o lugar de vereador. Conquistou apenas 857 votos.
O Movimento P`a Nossa Terra perde ainda para a CDU de Júlio Costa que ainda conseguiu ficar a sua frente com 868.
Em último lugar termina o Bloco de Esquerda de Helena Pinto que perde votação e não consegue mais uma vez um lugar na vereação.
![]() |
Resultados de 2025 em contraste com 2021 |
HÁ QUEM PERCA MAS TUDO ELEGE PARA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Na Assembleia Municipal todos os partidos conseguem assento. O Partido Socialista consegue 8 lugares e Pedro Ferreira deverá ser Presidente da Assembleia Municipal.
Já o PSD/CDS elege 7 deputados, mais 3 que em 2021. O Chega vai se estrear na Assembleia com 3 deputados. Nesta eleição o Movimento P`a Nossa Terra perde 3 deputados e só consegue 1 lugar.
O Bloco de Esquerda perde um deputado mas mantém representação com 1 eleito. E a CDU mantém o seu deputado.
Convém não esquecer que parte da Assembleia Municipal é composta também pelos Presidentes de Junta, mas já lá iremos.
PS REFORÇA EM ALGUMAS FREGUESIAS MAS PERDE OUTRAS
Nas Juntas de Freguesias houve algumas surpresas. O Partido Socialista conseguiu manter e reforçar a sua votação nas freguesias de Meia Via, Riachos, Chancelaria, Zibreira e Brogueira Parceiros de Igreja e Alcorochel.
Já São Pedro, Lapas e Ribeira a vitória ainda foi socialista. Mas muito sofrida e sem maioria absoluta.
Ao todo o PS conquista 6 Juntas de Freguesia que lhe poderá dar mais garantias de estabilidade na Assembleia Municipal.
Já o PSD/CDS não só manteve Olaia e Paço ainda conseguiu roubar mais duas freguesias. A União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago e a freguesia do Pedrogão.
A única ilha no oceano dos partidos é Assentis. Esta freguesia vai continuar nas mãos do GIFA, um grupo de independentes. Nesta freguesia apenas a CDU foi a jogo contra este movimento.
![]() |
O número de mandatos alcançados pelos partidos e movimentos nas freguesias do concelho |
Sem comentários:
Enviar um comentário