-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Desculpa, mas a página que procuras não existe

Home Page


IGREJA DE NOSSA SENHORA DE MONSERRATE



Neste local também já existiu a Ermida de Nossa Senhora de Monserrate mas, um grupo de meiavienses, talvez bem intencionados, mas mal formados, decidiram destruir, em vez de conservar, a ermida, templo ao estilo rural anterior ao século XVII, com interior revestido a azulejo dessa época e altar em talha dourada. Daquele belo e simultaneamente humilde templo restam o cruzeiro e a colecção de azulejos posteriormente aplicados na capela da Sra. do Vale em Torres Novas e actualmente classificados de interesse público. 



Nova Igreja de Nossa Senhora de Monserrate

A actual Igreja de Nossa Senhora de Monserrate veio substituir a antiga ermida. 

Como nos diz o pequeno memorial junto à igreja. "O lançamento da primeira pedra teve lugar em Dezembro de 1959, por sua Ex.ª REVma. Dom António Campos Bispo de Febiana sendo pároco da Freguesia de Santiago o Revº, Padre Joaquim Saraiva Abrantes. Inauguração e Sagração a 15 de Agosto 1977 por sua EX. REVma. Dom António Francisco Marques, 1º Bispo da diocese de Santarém sendo pároco da Freguesia de Santiago o REVº Pe. Jacinto Gonçalves Pedro."  




CRUZEIRO

Cruzeiro do século XVII, pertence à antiga ermida de Nossa Senhora de Monserrate. 






TEATRO MARIA NOÉMIA "TUNA"


Teatro de planta rectangular construído em 1926 por um comerciante, no logradouro da sua casa. Entre 1968 e 1970, foi sede do Movimento da Juventude Meiaviense e, em 1975, sede da Sociedade Columbófila. Em 1996, este teatro foi alvo de grandes obras de recuperação e ampliação. Foi inaugurado no dia 26 de Março de 2006 e o espaço é tutelado pela Câmara Municipal de Torres Novas e conta com o Grupo de Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas como a companhia residente. 
O Teatro Maria Noémia é uma pequena estrutura com capacidade para receber entre 80 a 100 espectadores, sendo um espaço alternativo ao Teatro Virgínia para apresentação de peças e projectos de menores dimensões, residências artísticas e outros. O antigo edifício foi criado pelo comerciante Manuel António Fanha, que lhe deu o nome da sua neta recém-nascida, Maria Noémia. A partir dessa altura tornou-se um espaço de encontro e de convívio local com algumas iniciativas musicais e teatrais.
  Encerrado há cerca de três décadas e encontrando-se o edifício em estado degradado, o município deu início a um projecto de remodelação, em Agosto de 2005, com o propósito de o requalificar mas mantendo a sua configuração destinada à representação teatral. Assim, foram preservados a plateia, o palco e o balcão na sua forma original. As obras de recuperação permitiram dotar esta estrutura de melhores condições para o seu funcionamento interno, nomeadamente os seus acessos, a plateia, o aumento do átrio de entrada e os camarins.
  Para facilitar as comunicações entre os vários desníveis foram projectadas mais duas escadas que ligam o palco com os dois níveis em que se encontra o público, o que significa, uma escada entre a plateia e o palco, e uma outra entre o palco e o balcão. Sob o palco foram projectados dois camarins agregados a um vestíbulo comum.
  No piso inferior sob o palco, existem camarins para homens e mulheres. No piso zero situam-se a entrada, a plateia, o palco e as instalações sanitárias, enquanto no piso 1, estão localizados o vestíbulo e o balcão. No exterior do edifício foi recuperada a fachada e foi construída uma nova estrutura de cobertura, com isolamento térmico, impermeabilização e um telhado novo.


ANTIGAS ESCOLAS PRIMÁRIAS E 
JARDIM INFANTIL DE MEIA VIA  



Escola Primária e Jardim Infantil de Meia Via construída no ano de . Em Setembro de 2011 foi desactivada graças à construção de um novo e moderno Centro Escolar que ficará localizado na nova urbanização ou Casal da Moura. É pretensão dos autarcas da Junta de Freguesia usar o edificio depois de desactivado como Lar de Idosos. 


CENTRO ESCOLAR DA MEIA VIA 



O Centro Escolar de Meia Via inaugurado no dia 11 de Setembro de 2011 é um equipamento dotado de três salas de aula destinadas ao jardim-de-infância e seis salas de aulas para alunos do 1º ciclo. Ginásio, refeitório, biblioteca, laboratórios, salas de informática, campo de jogos e parque infantil. 



CENTRO SOCIAL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

O Centro Social do Divino Espírito Santo funciona como Instituição de Solidariedade Social, pertence à Fábrica da Igreja da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, com valências de Centro de Dia, ATL e Apoio Domiciliário. O edificio foi inaugurada no dia 1 de Dezembro de 2002 pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues.

Deixe o seu comentário

Fábio Carvalho

[name=Fábio Carvalho] [img=https://lh3.googleusercontent.com/ogw/ADGmqu9DvRJmoQHmFFL91VbgrZKSA10xmZ3d2Mbbw9XMrQ=s83-c-mo] [description="Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"] (facebook=https://www.facebook.com/fabio.carvalho88)