O Orçamento participativo vai regressar e de 1 a 30 de Junho e os Meiavienses vão voltar a poder apresentar propostas para melhorar a sua freguesia. Jovens com menos de 18 anos também já podem participar. A Sessão de esclarecimento aos Meiavienses teve lugar no dia 25 de Maio no Teatro Maria Noémia.
O Parque de Merendas no Botequim foi a primeira vencedora desta iniciativa e as obras deverão ser realizadas até ao final deste ano. O projecto vencedor do ano passado foi apresentado na sessão pela Arquitecta da autarquia Marta Ventura.
Na primeira edição do Orçamento Participativo recorde-se, foi a freguesia de Meia Via que mais propostas levou a votação.
Para a edição deste ano o valor global de investimento está fixado em 210 mil euros. A Freguesia de Meia Via irá voltar a receber 10 000 mil euros para a realização do projecto vencedor.
Paralelamente este ano haverá uma nova modalidade destinada a jovens entre os 10 e os 17 anos onde será disponibilizado um valor de 10 000 euros.
Os jovens podem apresentar propostas de pequenas obras, compra de algum equipamento, uma actividade cultural ou mesmo uma intervenção solidária, um concerto, a edição de um livro, a criação de uma exposição, a disponibilização de mais pontos de wi-fi gratuita, uma aplicação digital, um equipamento desportivo ou reforço de existente ou uma melhoria de rua.
No primeiro ano do Orçamento Participativo de 2015 em Torres Novas foram recebidas mais de 80 propostas sendo que cerca de 40 foram a votação e todas serão executadas até ao final do ano.
A apresentação das propostas pode ser feita mediante preenchimento de um formulário próprio disponível no portal do OP de Torres Novas e nas juntas de freguesias. As propostas podem ser submetidas através do site internet do OP (op.cm-torresnovas.pt) ou entregues em papel nas juntas de freguesia do concelho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes ou na Câmara Municipal de Torres Novas.
As propostas serão transformadas em projetos pelos serviços municipais, sendo levados a posterior votação. Nelas terão de constar obrigatoriamente os seguintes campos: nome do projeto, localização, descrição (mínimo 500 caracteres), fotografia do local da intervenção proposta (caso se aplique) e identificação do proponente.



Sem comentários:
Enviar um comentário