Instituição comemorou aniversário junto dos seus utentes, funcionários, convidados e população Meiaviense.
O Centro Social do Divino Espírito Santo comemorou hoje, dia 1 de Dezembro, o seu 15º aniversário. Uma obra que foi muito desejada por muitos Meiavienses e que teve muitos anos de luta para finalmente se pôr de pé. 15 anos depois, mostra trabalho e tem projectos arrojados para o futuro.
As comemorações dos 15 anos do Centro Social tiveram inicio às 11h00 com a celebração de uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Monserrate.
Depois seguiu-se um almoço partilhado no Salão do Centro Social.
No fim do almoço o Padre Ricardo Madeira, actual Presidente da Instituição, deu a palavra às associações da terra que estiveram presentes, e que deixaram uma palavra de agradecimento e uma lembrança.


Presente esteve também e pela primeira vez no Centro Social da Meia Via esteve Tiago Leite, Director distrital da Segurança Social que se mostrou impressionado com as instalações e com toda a obra, enaltecendo o trabalho de todos os seus colaboradores.
O mesmo foi referido por Eduardo Mourinha da União Distrital das IPSS.
![]() |
Algumas das muitas funcionárias que todos os dias trabalham em prol do Centro Social do Divino Espírito Santo |
Depois dos discursos oficiais os pequenos do ATL trouxeram o bolo de aniversário, cantando-se os parabéns. A cerimónia terminou com um brinde dado os todos os membros do Centro.
“Para todos os idosos e para todos os funcionários e para todos os presentes uma salva de palmas”
Foi assim que tudo começou…
Em Agosto de 1985 com a compra do prédio dos herdeiros do Prof. João Coelho Monserrate. A 2 de Setembro de 1989 dava-se início à terraplanagem para nivelamento da cave com a Rua da Boa Esperança.
Em 1 de Abril 1990 era o lançamento da primeira pedra já com a obra iniciada e a escuta das palavras e mudança de objectivo, propostas pela sua Ex.ª Rever.ma Dom António Francisco Marques. A 11 de Maio de 1994 eram aprovados os Estatutos pelo Senhor Bispo e a 22 de Outubro seria nomeada a primeira direcção do Centro.
![]() |
Algumas das fotos antigas da construção do Centro Social estiveram em exposição no dia do aniversário. |
Ainda nos anos de 94/95 decorreram as negociações e aquisição do Celeiro do Senhor Emídio Ramos.
Já depois de 95 dava-se a actualização do projecto de construção para a ampliação do edifício, oficialização da Instituição de Solidariedade Social – Centro Social do Divino Espírito Santo. Candidatura à Segurança Social para obtenção dos subsídios que permitiram terminar a obra. Obter as comparticipações para dar início às actividades de apoio social, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ATL.
…O presente e o futuro.
O Centro Social do Divino Espírito Santo é hoje uma das maiores empregadores da freguesia. Trabalham na instituição 33 funcionárias. Na sua valência de Centro de Dia conta com 22 utentes, 29 em Serviço de Apoio Domiciliário e 34 no ATL.
Recentemente foi cedido ao Centro Social os espaços das Antigas Escolas Primárias. Ali já funciona um berçário com 10 crianças e uma creche com 15.
O sonho do Centro Social e da sua equipa passa agora pela construção no edifício principal de um Lar de Idosos.
![]() |
Uma creche e um berçario já nasceram nas Antigas Escolas Primárias da Meia Via |
![]() |
O sonho para o futuro passa pela construção de um Lar no edifício principal das Antigas Escolas Primárias. |
Sem comentários:
Enviar um comentário