Centro Social soprou 15 velas - Noticias da Meia Via

Noticias da Meia Via

A sua terra aqui no seu blogue

ÚLTIMAS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Centro Social soprou 15 velas



Instituição comemorou aniversário junto dos seus utentes, funcionários, convidados e população Meiaviense.

O Centro Social do Divino Espírito Santo comemorou hoje, dia 1 de Dezembro, o seu 15º aniversário. Uma obra que foi muito desejada por muitos Meiavienses e que teve muitos anos de luta para finalmente se pôr de pé. 15 anos depois, mostra trabalho e tem projectos arrojados para o futuro.
As comemorações dos 15 anos do Centro Social tiveram inicio às 11h00 com a celebração de uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Monserrate.
Depois seguiu-se um almoço partilhado no Salão do Centro Social. 




No fim do almoço o Padre Ricardo Madeira, actual Presidente da Instituição, deu a palavra às associações da terra que estiveram presentes, e que deixaram uma palavra de agradecimento e uma lembrança.

Lígia Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Meia Via lembrou o importante papel que deve ter a Junta para com a instituição e o apoio que todos lhe devemos dar, assim como o importante papel que esta desempenha a nível social na freguesia: “Somos uma grande família e estamos muito gratos a esta instituição”, finalizou.





Já Elvira Sequeira, vereadora da Câmara Municipal de Torres Novas, destacou o importante trabalho desenvolvido pela rede social do concelho na qual faz parte este Centro Social, lembrando que este trabalho existe porque existe necessidade num concelho cada vez mais envelhecido.



Presente esteve também e pela primeira vez no Centro Social da Meia Via esteve Tiago Leite, Director distrital da Segurança Social que se mostrou impressionado com as instalações e com toda a obra, enaltecendo o trabalho de todos os seus colaboradores. 
O mesmo foi referido por Eduardo Mourinha da União Distrital das IPSS. 



Algumas das muitas funcionárias que todos os dias trabalham
 em prol do Centro Social do Divino Espírito Santo

Depois dos discursos oficiais os pequenos do ATL trouxeram o bolo de aniversário, cantando-se os parabéns. A cerimónia terminou com um brinde dado os todos os membros do Centro.






“Para todos os idosos e para todos os funcionários e para todos os presentes uma salva de palmas”   

Foi assim que tudo começou…
Em Agosto de 1985 com a compra do prédio dos herdeiros do Prof. João Coelho Monserrate. A 2 de Setembro de 1989 dava-se início à terraplanagem para nivelamento da cave com a Rua da Boa Esperança.
Em 1 de Abril 1990 era o lançamento da primeira pedra já com a obra iniciada e a escuta das palavras e mudança de objectivo, propostas pela sua Ex.ª Rever.ma Dom António Francisco Marques. A 11 de Maio de 1994 eram aprovados os Estatutos pelo Senhor Bispo e a 22 de Outubro seria nomeada a primeira direcção do Centro.
Algumas das fotos antigas da construção do
Centro Social estiveram em exposição no dia do
aniversário. 
Ainda nos anos de 94/95 decorreram as negociações e aquisição do Celeiro do Senhor Emídio Ramos.
Já depois de 95 dava-se a actualização do projecto de construção para a ampliação do edifício, oficialização da Instituição de Solidariedade Social – Centro Social do Divino Espírito Santo. Candidatura à Segurança Social para obtenção dos subsídios que permitiram terminar a obra. Obter as comparticipações para dar início às actividades de apoio social, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ATL.



…O presente e o futuro.
O Centro Social do Divino Espírito Santo é hoje uma das maiores empregadores da freguesia. Trabalham na instituição 33 funcionárias. Na sua valência de Centro de Dia conta com 22 utentes, 29 em Serviço de Apoio Domiciliário e 34 no ATL.
Recentemente foi cedido ao Centro Social os espaços das Antigas Escolas Primárias. Ali já funciona um berçário com 10 crianças e uma creche com 15.

O sonho do Centro Social e da sua equipa passa agora pela construção no edifício principal de um Lar de Idosos.


Uma creche e um berçario já nasceram nas Antigas Escolas Primárias da Meia Via

O sonho para o futuro passa pela construção de um Lar no edifício principal das Antigas Escolas Primárias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário