A nossa festa é linda - Noticias da Meia Via

Noticias da Meia Via

A sua terra aqui no seu blogue

ÚLTIMAS

terça-feira, 6 de junho de 2017

A nossa festa é linda


Já terminaram mas já deixam saudades. As Festas em Honra do Divino Espírito Santo regressaram à Meia Via e trouxeram à aldeia muita Cor, Luz, Música e Alegria. Foram quatro dias muito intensos onde a tradição se cumpriu e voltou a mostrar a força deste povo. Para o ano ainda não há juiz. 




O Cortejo dos Tabuleiros no Sábado de Moças 


Como manda a tradição no Sábado de Moças saiu para a rua a banda da Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense para proceder à recolha dos tabuleiros para depois se dar início ao Cortejo. Este é o momento alto, mais emocionante e mais aguardado dos festejos. Saíram para a rua cerca de 60 tabuleiros, um momento lindo e que tanto orgulha os Meiavienses.










































Apresentação do Livro sobre os 350 anos do Compromisso da Irmandade do Divino Espírito Santo de José Lúcio Mendes 

José Lúcio Mendes tem uma capacidade incrível para recolher informações e história sobre a nossa terra, tem sido ali ao longo de algumas anos nas suas crónicas que podemos ler todas as semanas no Jornal O Almonda. Só podia por isso ser ele, capaz de reunir toda a informação da mais importante tradição da nossa terra e compilá-la em livro. É assim que surge o Livro que conta a história dos 350 anos do Compromisso da Irmandade do Divino Espírito Santo. Conta-nos os seus momentos mais importantes, os seus símbolos e mostra-nos uma lista detalhada de todos os juízes da festa desde o início do século 20. 



A Procissão do Domingo de Pentecostes
No domingo cumpre-se um dos momentos mais solenes desta tradição. Tem lugar a missa que foi presidida pelo Padre Ricardo Madeira. Este ano os Classics Band juntaram ao coro para cantar os cânticos e tornar este momento ainda mais especial. Terminada a missa sai a rua a procissão, com alguns tabuleiros, os estandartes das instituições e colectividades da terra e movimentos religiosos, assim como os andores dos nossos santos. 




















Animação não faltou 
Foi muita a festa e animação foi coisa que não faltou durante estes quatro dias. Houve de tudo um pouco no que toca a animação musical. Passaram pelo palco da Meia Via os Drama e Beiço, estes não se pode dizer que tenham tocado só no palco, tal como os Amigos das Concertinas. Houve também folclore com a visita do Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos e o Rancho Folclórico de Gens, Gondomar. Música com a Associação Cantares Vozes da Meia Via com os Caixinha de Música e com a Banda da SFEM. A Animação noite dentro ficou entregue aos "Ultra Rock/Royal Pandemónio","RH+", "FH5" e os Classics Band e Amigos que encerraram os festejos na segunda-feira. A animação foi constante e noite dentro. 


Os Drama e Beiço foram um dos grupos que deram animação aos festejos

E não houve juiz  

É um dos momentos mais aguardados de toda a festa. Será que para o ano há festa? É a pergunta que mais se coloca durante todo o fim-de-semana. A cerimónia começou com o discurso da actual juíza da comissão, Cândida Fanha, que agradeceu a colaboração de todos os elementos da comissão que subiram um a um ao palco. Assim como todos os que não pertencendo à comissão foram um grande contributo. Agradeceu também a todos as instituições e colectividades da terra que colaboraram activamente nos festejos. Por fim, emocionada não esqueceu de agradecer ao povo da Meia Via que desde o primeiro minuto esteve consigo e que tornam grande a realização destes festejos. Depois dos agradecimentos da actual comissão, o Pároco Ricardo Madeira, perguntou se não haveria ninguém que quisesse chegar-se à frente e ser juiz das Festas em Honra do Divino Espírito Santo para o ano. E não houve mesmo para já, embora ainda possa aparecer alguém nos próximos dias. A Coroa seguiu assim para a Igreja para ficar à sua guarda até que um novo juiz e uma nova comissão apareça e dê continuidade à tradição. 




Fotos de: João Filipe
                 Vera Sousa
                 Liliana Oliveira 

Na impossibilidade de não puder estar presente como queria devido à Feira de Época o Notícias da Meia Via agradece a estes autores por este registo fotográfico e que me possibilita deixar aqui no blogue da Meia Via memoria de mais uns grandiosos festejos em Honra do Divino Espírito Santo. Obrigado 

Sem comentários:

Enviar um comentário