Foi em ambiente de festa que a recente Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate recebeu a visita do também recente Bispo de Santarém, D. José Traquina.
O Bispo foi recebido pelo pároco da Meia Via Ricardo Madeira, recebendo honras da Banda da Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense. Foram as crianças da Catequese que protagonizaram um dos momentos mais bonitos, ao soltarem das suas mãos balões brancos para o ar, juntamente com uma pomba branca da Sociedade Columbófila Meiaviense.
Todas as coletividades da Meia Via estiveram representadas com os seus estandartes e entregaram uma lembrança a D. José Traquina. A Associação Cantares e Vozes da Meia Via e o Grupo Coral Euterpe tiveram a oportunidade de mostrar o que tão bem sabem fazer.
Os Bispo fez rasgados elogios à comunidade Meiaviense, sublinhou com emoção a dimensão da comunidade da Meia Via, com as diversas associações e grupos organizados onde existe uma força agregadora e gosto de estarem juntos em comunidade e nos diversos grupos onde as pessoas se identificam.
Uma terra assim, disse o Bispo de Santarém, é a sociedade civil com a melhor qualidade, porque as pessoas gostam de crescer e de edificar juntas, reconhecendo que é a luz da fé ao serviço da evolução da sociedade, porque onde chegou a Palavra de Deus, a comunidade ganha qualidade, torna-se melhor, mais humana, capaz de perdoar, ganha mais autodomínio, tem melhor consideração pelos outros…
Quando chegamos a algum sítio onde haja uma degradação humana muito grande, podemos concluir que o Evangelho ainda lá não chegou. Mas quando chegamos a algum sítio onde há este gosto de viver, então já há muito tempo que o Evangelho aqui chegou. É o que senti ao chegar à Meia Via: A Palavra de Deus já aqui chegou há muitos anos.
Fotos: João Filipe