![]() |
O Diretor da Segurança Social de Santarém conheceu os projeto que o Centro Social do Divino Espirito Santo tem para o edificio principal das Antigas Escolas Primárias |
O Centro Social do Divino Espírito Santo recebeu na passada segunda-feira, dia 17, a visita de Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém. Acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira e sua comitiva, visitou as valências do Centro Social e conheceu os seus projetos para o futuro.
O Padre Ricardo Madeira que preside ao Centro do Divino Espírito Santo acolheu a visita à sua instituição. Visitaram-se as diferentes valências do Centro, que dá apoio a crianças de berço, de infantário e em idade escolar, mas também a idosos através da valência do Centro de Dia.
Na antiga Escola Primária da Meia Via querem fazer nascer uma ERPI - Estrutura Residencial para idosos e já têm projeto desde 2017, que vai manter a fachada, projeto que de momento espera aprovação da Segurança Social. Ali querem fazer uma Estrutura Residencial para Idosos com 20 camas, um «sonho» e uma necessidade.
O Pe. Ricardo Madeira explicou que é vontade do Centro «avançar» com a obra, pedindo à Segurança Social «uma resposta», sobre os apoios que podem ter para uma obra que tem uma estimativa de orçamento na ordem dos 800 mil euros. «Este é o sonho de alguns anos. Avançamos, assim que a Segurança Social nos dê um sinal», explicou.
Renato Bento anuiu com a vontade, dizendo que no seu entendimento aquela obra «é possível que venha a ser uma prioridade». Cauteloso com as promessas, sabe que não está na dependência da Segurança Social de Santarém dar a resposta. Caberá sim ao programa PARES – que já foi
anunciado em fevereiro pela ministra da tutela, mas que até ao momento ainda não ganhou forma.
Há que explicar que o anterior programa PARES não permitia a estas instituições candidatar-se a obras de raiz. Porém, de acordo com o que a ministra terá avançado, o novo PARES vai permitir candidatar obras para que tenham apoio financeiro, na ordem dos 50 a 60% de apoio.
A direção do Centro espera que seja possível fazer a candidatura ao programa Portugal2020 e que a Segurança Social garanta depois os Acordos de Cooperação (em que a Segurança Social dá um valor superior a 300 € por cada utente quando se trata de Centros de Noite).
A visita na Meia Via ainda incluiu a visitação do CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres e do SAD – Serviço de Apoio Domiciliário.
![]() |
O Pároco da Meia Via, Ricardo Madeira com Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém |
![]() |
Na visita às instalações da Creche e Berçario |
Texto e Fotos: Jornal O Almonda