José Couteiro e a equipa conseguiram quatro mandatos mas foi insuficiente para uma maioria |
A vitória do Partido Socialista e a eleição de José Couteiro já era apontada como quase como certa na Meia Via. A dúvida seria a entrada do Movimento Pla Nossa Terra e que mossa iria fazer.
E de facto fez mossa, ajudando a tirar a maioria a José Couteiro e aos Socialistas. Agora o Presidente eleito terá de procurar entendimentos para uma governação estável e tranquila.
A coligação PSD/CDS de João Frade conseguiu um excelente resultado tendo sido a segunda força mais votada. João Frade melhora em muito o resultado que teve em 2017 e consegue eleger dois mandatos. Houve uma tendência de subida na coligação PSD/CDS a nível nacional e municipal o que também poderá ter contribuído. Embora na Meia Via tanto para a Câmara como para a Assembleia o resultado não tenha sido muito expressivo.
Não se saberia muito o que o Movimento Pla Nossa Terra com a candidata Ariana Fernandes iria conseguir. A nível concelhio foi um desastre e na Meia Via a coisa também não correu bem. Ainda assim Ariana Fernandes consegue ter o terceiro melhor resultado e dois mandatos para a Assembleia de Freguesia.
Hugo Paz do Bloco de Esquerda não consegue um grande resultado mas consegue um resultado que lhe permite assegurar a eleição para a Assembleia de Freguesia. Para além do mais poderá ser o elemento chave para desbloquear a maioria necessária.
A CDU também baixou o seu resultado de à quatro anos e Carlos Nunes não consegue ser novamente eleito para a Assembleia Municipal.
Ora vejamos agora. O PS elegeu 4 mandatos, o PSD 2, o MPNT 2 e o BE 1. Juntos se quiserem, PSD e MPNT fazem 4 e empatam com os socialistas. Neste cenário só Hugo Paz poderá desbloquear qualquer impasse.
Os Socialistas poderão ter de encontrar um entendimento à esquerda, uma espécie de geringonça Meiaviense para poderem ter uma governação estável. Poderá também surgir a hipótese de um entendimento com o MPNT e em último caso com o PSD/CDS, que será o cenário mais improvável. Mas veremos.