![]() |
A banda da SFEM em dia de aniversários, com uma Sociedade cara lavada |
Os Meiavienses voltaram assim à sua casa da música, e se não fosse a máscara e uma guerra no leste da Europa podíamos dizer que tudo tinha voltado à normalidade. Ainda assim este regresso a alguma normalidade já permite que a rotina se vá fazendo aos voltando.
Voltando à SFEM em dia de aniversário há sempre uma banda convidada. Este ano, a Meia Via recebeu a Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima. Depois de recebidos os convidados como é tradicional no Largo da Igreja, tem lugar o concerto na SFEM. Uma sede que este ano se apresenta de cara lavada, um dos muitos trabalhos pela atual direção.
Foi a Filarmónica de Aveiras de Cima que abriu o concerto. Com um reportório muito animado e cheio de músicas bem conhecidas do público. Desde Ed Sheeran a Rui Veloso, com solos tocados e cantados que arrancaram muitos aplausos do público. Boa escolha de banda convidada e que bela maneira de começar o concerto. A banda de Aveiras terminou o concerto não deixando de agradecer à direção da SFEM o convite para esta partilha e o apoio e a receção dos Meiavienses.
![]() |
A Filarmónica de Aveiras de Cima |
Depois de uma pequena pausa foi a vez da SFEM subir ao palco. Antes disso nada melhor que dar oficialmente entrada a uma jovem para a banda. Onde aliais já toca o pai e a irmã. A Escola de Música da banda continua a dar frutos e é bom ver que é um gosto que atravessa gerações, se assim continuar o futuro da banda está garantido.
![]() |
Momento de mais uma entrada para a banda |
Deu-se então início ao concerto da SFEM, que optou por um reportório mais clássico mas não menos brilhante e impactante. Destaque para um momento que tocou a todos na plateia.
![]() |
A SFEM optou por um reportório mais clássico mas não menos brilhante |
O jovem João realizou um "solo", penso que foi a primeira vez com aquela responsabilidade. Não desiludiu e no final não conteve a emoção e lágrimas pelo dever cumprido. Um momento emocionante que arrancou um aplauso de pé de todos. Este momento mostra bem a dedicação e o empenho que estes jovens tem para com a música e banda. Por outras palavras vestem a camisola e isso deve ser motivo de orgulho para todos.
![]() |
O momento que nos emocionou a todos. Parabéns João |
Houve ainda tempo para mais uma música dedicada às mães da banda que apesar de "muito" grávidas nunca deixaram de ajudar. Não esquecendo ao longo de todo o concerto os pais não fosse também Dia do Pai.
Antes de terminar foi o momento mais oficial com os discursos das entidades. Lisete Santos, Presidente da SFEM agradeceu a presença de todos e destacou dois momentos importantes: "Festamos dois aniversários e podemos voltar a abrir a nossa casa à comunidade, a todos vós que são a razão para estar aqui e trabalharmos". Destacou ainda que apesar de todas as dificuldades criadas pela pandemia a direção conseguiu realizar muitos trabalhos no edifício da sociedade, como o isolamento dos terraços, substituir o chão dos gabinetes, pintar o exterior da casa e compor a sala com cortinados novos.
Um esforço que Lisete Santos diz que não seria possível sem o apoio de toda a comunidade e dos sócios. Depois destes trabalho, Lisete Santos traça novos objetivos como a aquisição de fardamento novo.
O Presidente da Junta de Freguesia de Meia Via, José Couteiro destacou a importância da Sociedade para as pessoas pelo trabalho que desenvolve a nível cultural na comunidade. Realçando que a Pandemia deixou a nu um conjunto de fragilidades no apoio que o estado dá a estas entidades esperando que no futuro isso possa ser melhorado pois é fundamente para o desenvolvimento das comunidades locais.
Também presentes estiveram Elvira Sequeira, vereadora da Cultura que destacou a importância de todos, desde músicos, direção, e povo para que este trabalho se possa desenvolver e crescer no seio da comunidade Meiaviense.
Luís Silva, Vice-Presidente da Câmara realçou que apesar de todas as dificuldades que se vão sentido no mundo e que de certa forma também nos afetam. "no meio disto tudo vamos sobrevivendo, vamos continuando a lutar com todas as nossas forças e esta banda continua cheia de dinâmica e cheia de força, parabéns à banda e parabéns a este trabalho que continua a fazer esta direção", realçando também o seu importante papel, como também o dos músicos e do povo.
Depois de terminado o momento mais oficial foi tempo de tocar o Hino da SFEM e chamar depois o bolo para se cantar os parabéns.
Parabéns SFEM e que venham muitos mais.